Santa Casa vai sediar a II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Pará
O evento vai reunir mais de 100 profissionais e estudantes de Psicologia, que atuam na rede hospitalar do Estado, além de conferencistas e palestrantes
Em referência ao Dia do Psicólogo - 27 de Agosto, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, vai sediar a partir de quarta-feira (28) a II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Estado que tem como tema “Pela Integralidade do Cuidado em suas diversidades”.
Santa Casa mantém cerca de 40 psicólogos em sua equipe profissionalO evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, Fundação Santa Casa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Barros Barreto, Hospital Bettina Ferro e Hospital Amazônia reunirá mais de 100 profissionais e estudantes de Psicologia que atuam nos diversos hospitais do Estado, além de conferencistas e palestrantes com ampla experiência e conhecimento na assistência hospitalar e estudos científicos na área.
A psicóloga da Santa Casa, Sheyla Rocha, que integra a comissão organizadora do evento, ressalta a importância da Psicologia Hospitalar reunir os profissionais da área para discutir o tema proposto na jornada deste ano.
“Precisamos constantemente discutir e também trazer reflexões sobre o cuidado que estamos oferecendo, sobre o que devemos melhorar, ouvir outras experiências, porque precisamos a cada dia exercer a integralidade e diversidade, reinventar a saúde mental no nosso fazer no hospital. E a nossa jornada integrada com outros hospitais é uma grande oportunidade para isso. E a Fundação Santa Casa, sem dúvida, é um grande palco de ricas experiências, principalmente pela diversidade de cuidados para mulheres, crianças, populações originárias, entre outros públicos atendidos”, afirma a psicóloga.Psicóloga da Santa Casa durante atendimento
Avanços - Além de sediar eventos acadêmicos e científicos na área de Psicologia, a Santa Casa é campo de trabalho permanente para cerca de 40 psicólogos que compõem seu quadro funcional, e que têm atuação em todas as enfermarias e ambulatórios, além do Espaço Acolher e Fundação ParáPaz.
Para a psicóloga Cláudia Colino, responsável técnica da Psicologia na Santa Casa do Pará, a categoria continua avançando em sua atuação no hospital, com conquistas para os profissionais e usuários.
“Nós temos um trabalho referendado, reconhecido, valorizado. O psicólogo é chamado a estar presente na equipe multiprofissional. Temos uma rotina de trabalho, e com os últimos processos seletivos conseguimos preencher alguns locais vagos que ainda não contavam com o profissional da Psicologia. Hoje, nós temos uma história realmente na Santa Casa, uma história que iniciou na década de 90 com o estágio e um trabalho valorizado, reconhecido pela gestão, pela importância do profissional da Psicologia compondo as equipes de saúde. É um dia realmente que nós comemoramos a nossa profissão, o nosso fazer dentro do hospital, e agradecemos esse reconhecimento”, ressalta Cláudia Colino.
Programação da II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Pará:
Dia 28/08:
18h - Abertura no auditório da FSCMPA com as boas-vindas dos gestores dos hospitais participantes e do Conselho Regional de Psicologia.
19h30 - Conferência de abertura “Pela Integralidade do Cuidado em suas diversidades”.
Dia 29/08:
8h - Palestra “Avaliação e Cuidados Psicológicos direcionados à vítima de violência sexual”.
10h40 - Mesa-redonda “Compartilhando o cuidado à criança e à mulher nos ambulatórios da FSCMPA”.
14h - Mesa-redonda “A residência em psicologia: experiências e desafios”: A ponte entre o que fazemos e o que queremos na psicologia; A experiência da residência na unidade neonatal da FSCMPA; Atuação da residência na rede de atenção à saúde da pessoa idosa e Experiência com pacientes críticos.
15h - Mesa-redonda “Trabalho e saúde do psicólogo”: Saúde mental da (o) psicóloga(o), trabalhadora na média e alta complexidade; Valorização profissional da saúde: Proposta do plano de cargos e carreiras do estado do Pará
16h45 - Roda de Conversa “Psicologia como trabalho: organizar para valorizar”.
Dia 30/08:
8h - Mesa-redonda “O cuidado diante do luto, finitude e morte” - O impacto emocional dos cuidados paliativos nos familiares; O luto em situações de naufrágio; Cuidados na finitude; O cuidado psicológico no processo de luto.
10h - Mesa-redonda “O lugar do psicólogo na transição do cuidado do hospital para o domicilio” - As atribuições do psicólogo na alta responsável; Processo de cuidado na atenção domiciliar ao idoso; Atenção domiciliar em cuidados paliativos.
10h45 - Palestra “Parâmetros para práticas psicológicas em contexto de saúde: Resolução nº 17, de 19 de julho de 2022.
14h30 - Palestra “Relações raciais e diversidade nos cuidados”.
15h30 - Mesa-redonda “O trabalho em saúde e as repercussões na saúde do psicólogo”.
18h - Conferência de encerramento> “A importância do letramento de gênero para profissionais de saúde".