Pará ganha medalhas de prata e bronze em Londrina
O Pará é medalha de prata em natação nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina, com a vitória da atleta Ana Sofia Valente, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, na prova dos 100 metros peito. A judoca paraense Ana Beatriz Pinto, da escola estadual Paes de Carvalho, também levou medalha de bronze no segundo dia de disputas, na tarde deste sábado, dia 14.
É o quarto ano que a nadadora Ana Sofia Oliveira Valente, de 16 anos, disputa os Jogos Escolares da Juventude e a primeira vez que leva o nome da escola estadual Pedro Amazonas Pedroso, onde cursa o segundo ano do Ensino Médio. Na manhã deste domingo, dia 15, a nadadora poderá ganhar mais uma medalha, na prova dos 50 metros peito.
Na disputa pelo ouro, Ana Sofia teve um bom desempenho na piscina, dominando a prova dos 100 metros. Ela acabou perdendo na última braçada, ficando com o segundo lugar, empatando com a nadadora de São Paulo, que chegou no mesmo tempo da competição.
Antes de viajar para Londrina, Ana Sofia havia modificado o modo de nadar especialmente para a prova nos 100 metros peito, de Londrina (PR), treinando as novas habilidades no Campeonato Paraense de Natação, na Escola Superior de Educação Física, da Universidade do Estado do Pará, em que levou mais um troféu de primeiro lugar. Na última competição paraense, a atleta já havia recebido o troféu de melhor índice técnico pela excelente performance nos 100 metros peito.
Em setembro, Ana Sofia conquistou o quarto lugar nos 100 metros peito e o oitavo lugar nos 200 metros peito, no primeiro campeonato internacional da carreira, a Copa Pacífico, realizada na cidade de Palmira, na Colômbia.
Judô - Dos judocas paraenses que participaram das competições deste sábado, apenas Ana Beatriz Pinto levou medalha de bronze, com um bom desempenho em todas as lutas e, embora perdendo apenas na terceira para a judoca de São Paulo, manteve o desempenho e conseguiu garantir o terceiro lugar. "Foi muito gratificante. Subi para uma categoria mais forte, saindo dos 40kg para 44kg", disse a atleta, que se prepara para viajar a Salvador para a seletiva nacional da equipe de base da Seleção Brasileira de Judô, já que em 2014, selecionada em 3º lugar, mas por falta de recursos, não conseguiu viajar.
A judoca acumula duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro de Judô e foi campeã do Campeonato Sul-Americano, no Chile, em 2013. Disputa os Jogos Escolares da Juventude há quatro anos, conquistando uma medalha de prata e de bronze.
As disputas individuais dos Jogos Escolares da Juventude seguem neste domingo, dia 15, com as provas de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez. A delegação do Pará é composta por 176 pessoas, entre técnicos, oficiais e atletas de todas as modalidades esportivas.