Polícia Civil promove Seminário de Delegacias da Mulher no Pará
A violência doméstica contra a mulher será debatida, nesta segunda-feira, 16, durante seminário que vai reunir, em Belém, todas as delegadas titulares das 16 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher no Estado do Pará. O evento será realizado na Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro de Nazaré, a partir de 8 horas da manhã. Além das titulares das DEAMs, estarão presentes representantes de Abrigos, Promotoria Pública, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Coordenadoria de Proteção às Mulheres e Tráfico de Pessoas, que integram a rede de proteção à mulher no Estado. No final do Seminário, por volta de 17 horas, será feita a entrega de dez novas viaturas para DEAMs do interior do Pará.
Dados da DEAM de Belém mostram que, na capital paraense, foram registradas, só no primeiro semestre deste ano, 3.842 ocorrências de violência doméstica contra a mulher. No Estado, em 2013, foram registradas 15.193 ocorrências. No ano passado, foram registradas 16.083 ocorrências de violência doméstica no Pará, o que representa um aumento de 5,85% no número de ocorrências de um ano para o outro.
A delegada Simone Edoron, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, explica que, durante o Seminário, será feita uma avaliação dos serviços prestados pelas DEAMs na capital e interior do Estado, entre eles, o atendimento de Assistência Social nas Delegacias. Entre as abordagens está a descentralização dos serviços prestados pelas DEAMs no Estado.
O Seminário vai contar com duas palestras. Na primeira, pela manhã, será debatido o tema "Direitos Fundamentais das Mulheres e Violência Doméstica e Familiar", ministrado pela professora de Direito, Luanna Tomaz, da UFPA, e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará. Durante a tarde, será a vez da psicóloga Eveny da Rocha Teixeira, mestra em Psicologia nas áreas de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Ela vai abordar o tema "Implicações Emocionais, Psicológicas, Familiares e Sociais da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher".