Moradores do entorno da UsiPaz Pe. Bruno Sechi concluem curso de Empreendedorismo de Qualidade
A formação promove a qualificação profissional dos participantes na área de empreendedorismo, preparando-os para identificar oportunidades de negócios buscando a geração de renda
Mais de vinte moradores do entorno da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, concluíram, nesta sexta-feira, 23, o curso de Empreendedorismo de Qualidade na modalidade “Criando Seu Próprio Negócio”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac). Ao final, os alunos receberam certificado de participação referente à carga horária de 20 horas.
A formação tem como foco promover a qualificação profissional dos participantes na área de empreendedorismo, preparando-os para identificar oportunidades de negócios buscando a geração de renda com base no desenvolvimento econômico e social dos territórios.
As aulas foram ministradas por Guilherme de La Rocque, servidor da Sedeme e especialista em Cursos de Qualificação Profissional para Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor.
O conteúdo programático foi dividido entre aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas incluíram técnicas empreendedoras, como o perfil do empreendedor, características empreendedoras, a qualidade na prestação de serviços, entre outros.
Curso de Empreendedorismo Benguí Já a aula prática foi voltada para a formação de grupos, onde os alunos montam suas empresas, dividindo-se por áreas de atuação. Eles focam no diferencial competitivo e cada integrante da equipe fala sobre sua parte no desenvolvimento da empresa, abordando temas como marca da empresa, missão, visão, produtos diferenciados, formas de comercialização, marketing pessoal e organizacional.
O professor explicou que, durante o curso, são exibidos vídeos que tem como objetivo gerar reflexões e debates. Segundo ele, o intuito é estimular a visão de competitividade no mercado profissional, pró-atividade, respostas inovadoras, união entre os parceiros, troca de conhecimento e saber conviver com as diferenças.
Adelly SoaresA técnica de enfermagem Adelly Soares, de 24 anos, viu no curso uma oportunidade de atuar em outras áreas.
"Durante as aulas, recebemos orientações com base no cotidiano do mercado de trabalho, o que facilita muito o entendimento. Superou minhas expectativas e, com certeza, aplicarei o que aprendi na minha vida profissional", disse.
Conforme La Rocque, "o curso tem como princípio básico a mudança de mentalidade das pessoas, fazendo-as realmente entender que o sucesso vem de acordo com o que buscam e alcançam. Serem protagonistas de suas vidas e carreiras trará prosperidade e resultados concretos, gerando cada dia mais força, motivação e determinação para vencerem como pessoas e como empreendedores", acrescentou.
Marco Antônio MoraesO empreendedor da área de confecções de roupas, Marco Antônio Moraes de Souza, 45 anos, morador do bairro do Jurunas, afirmou que, ao saber da capacitação, não mediu esforços para participar.
"É a primeira vez que participo de um curso na Usina da Paz. O conteúdo é muito interessante e o educador é excelente na aplicação do material. Trouxe minha filha, Eunice Souza, para que ela também se familiarize com o tema e, futuramente, se desejar, possa seguir como empreendedora. O conhecimento adquirido aqui certamente contribuirá para a melhoria dos negócios da família."