Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E CIDADANIA

Crianças e adolescentes atendidas pela UsiPaz Cabanagem visitam prédios do Governo do Estado, em Belém

A iniciativa do Projeto "Cultura e Cidadania" promoveu a visitação guiada ao complexo com mediação de educadores, para fortalecer valores de cidadania e transmitir às novas gerações a cultura da democracia e o respeito às instituições públicas

Por Chrystian Machado (SEAC)
23/08/2024 18h44

Crianças e adolescentes atendidas pela Usina da Paz Cabanagem, em Belém, tiveram uma manhã de muito conhecimento, nesta sexta-feira, 23, em uma visita ao Palácio do Governo, sede do Poder Executivo Estadual, na capital paraense. A iniciativa do Projeto "Cultura e Cidadania", desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio da Secretaria de Articulação da Cidadania (SEAC), promoveu a visitação guiada ao complexo com mediação de educadores, para fortalecer valores de cidadania e transmitir às novas gerações a cultura da democracia e o respeito às instituições públicas.

Durante a visita, as crianças conheceram de perto como funciona o trabalho executado no Palácio do Governo, incluindo visitas aos Gabinetes do Governador Helder Barbalho e da Vice-Governadora Hana Ghassan, além de outros espaços como salas vip e salas de reuniões.

A estudante Suzana Barbosa, de 15 anos, ficou encantada com a beleza e rica história da sede do Poder Executivo Estadual. "Eu estou amando essa visita ao Palácio, está sendo uma experiência fantástica para todos nós. É um prazer saber mais sobre a nossa própria história, do nosso Estado. Fiquei surpresa ao saber que este lugar tem um formato de avião, nós passamos pela avenida Almirante Barroso e nem imaginamos tudo isso", disse.

Já a estudante Rebeca Barroso, também de 15 anos, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo do Estado pela oportunidade. "Gostaria de agradecer, pois se não fosse essa iniciativa, não teríamos esse conhecimento cultural. Ao sair daqui, vou falar para meus amigos que eles também precisam conhecer este lugar, porque é onde as decisões importantes para o nosso Estado são tomadas, um lugar lindo", contou.

Mais conhecimento - Além do Palácio de Governo, a visita guiada ao Complexo Estadual incluiu passagens por outros setores, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Pará (BOPE), Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Espaço COP 30, local que irá reunir os coordenadores das ações relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, que será realizada em novembro de 2025.

Para o Tenente Coronel Itamar Gaudêncio, historiador da Casa Militar do Estado, a visita proporcionada pelo projeto Cultura e Cidadania aproxima as crianças da história do Poder Executivo Estadual. "A gente percebe no sorriso das crianças que elas estão adorando, pois estão vendo de onde se tomam decisões. Além disso, elas estão conhecendo a responsabilidade que o Poder Executivo tem. A população precisa ter acesso a essa experiência educativa, isso transforma as pessoas através da cultura de Paz e democracia", ressaltou.

Projeto Cultura e Cidadania - Desenvolvido pelo Governo do Estado, pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), em conjunto com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará, o Projeto visa proporcionar aos jovens estudantes, uma visitação guiada por Museólogo e Mediador do SIMM, ao Complexo do Palácio, dependências internas e seus acervos artísticos, para fortalecer o conhecimento histórico e valores de cidadania. Em breve, crianças das demais Usinas da Paz do Estado também deverão participar das visitas.

Para o diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secult, Armando Sobral, esta é uma ação pioneira e de grande relevância para jovens estudantes. “Estamos oportunizando uma experiência nas instituições democráticas do poder executivo, reconhecendo o seu papel na condução das políticas que levam às melhorias das condições sociais no estado, como também é uma oportunidade para que esses jovens estudantes possam aprender um pouco da nossa história e do nosso patrimônio artístico e cultural”, disse.