Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Usinas da Paz promovem programações especiais alusivas ao Agosto Lilás

Até o final do mês, diversas atividades e atendimentos de saúde e cidadania e também haverão momentos para discutir pontos relacionados ao enfrentamento a crimes cometidos contra mulheres no Pará

Por Matheus Rocha (SEAC)
23/08/2024 18h17

As Usinas da Paz iniciaram, nesta sexta-feira, 23, uma série de programações especiais alusivas ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Até o final do mês, diversas atividades que serão realizadas no espaço vão garantir atendimentos de saúde e cidadania e também haverão momentos para discutir pontos relacionados ao enfrentamento a crimes cometidos contra mulheres no Pará. 

Na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, a manhã de hoje, 23, foi de serviços dedicados às mulheres dos bairros, com aulões de dança, atendimentos de saúde, orientação jurídica, além de serviços de massagem e estética. 

Márcia CarolinaA técnica de enfermagem Márcia Carolina compareceu à Usina para uma consulta de saúde e aproveitou para prestigiar os atendimentos especiais disponibilizados.

"Hoje eu vim para uma consulta médica e descobri que estava tendo essa ação, com vários atendimentos e orientações sobre violência doméstica. Estou aproveitando o máximo. Creio que essas palestras, passando por uma educação melhor, vá melhorar o problema da violência contra as mulheres", pontou Márcia. 

Nilma Borges e o filho Pietro CauãQuem também aproveitou a programação foi a dona de casa Nilma Borges, que, junto ao filho Pietro Cauã, foi atendida no serviço de estética disponibilizado. 

"Essa ação é de muita importância, porque muita gente não tem condição nem de pagar um corte de cabelo, então nos ajuda bastante. A Usina da Paz dá muita assistência para a gente. Para o bairro do Jurunas a Usina foi, sinceramente, foi uma bênção", afirmou. 

Cabanagem - Na UsiPaz Cabanagem, a programação do Agosto Lilás reuniu dezenas de pessoas no teatro do complexo, onde foram realizadas apresentações culturais e também palestras e rodas de conversa sobre temas como violência doméstica, saúde mental e a Lei Maria da Penha.

Deusa FerreiraA dona de casa Deusa Ferreira reforçou a importância da programação. "Nós mulheres devemos ser tratadas com carinho. Hoje ouvi aqui muitas coisas que mostram que não estamos sozinhas. Temos leis que nos amparam e não podemos ficar caladas", disse.

Boaventura SantosJá o assistente social da Polícia Civil do Pará, Boaventura Santos, destacou que "o objetivo da programação é levar informação às mulheres para que elas se sintam cada vez mais empoderadas, cada vez mais informadas dos seus direitos e saibam reconhecer e combater os diversos tipos de violência".

Serviço - A programação especial do Agosto Lilás nas Usinas da Paz segue até o final do mês. O cronograma de atividades pode ser consultado no Instagram oficial: @usinasdapaz