Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Equipe de Rondon do Pará quer se manter na elite do handebol feminino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/11/2015 12h59

Já estão em Londrina, no Paraná, os atletas da delegação paraense que irão disputar as modalidades coletivas da categoria B, de 15 a 17 anos, nos Jogos Escolares da Juventude. Entre os que tentarão garantir medalhas para o Estado, a equipe de handebol feminino da escola estadual Dionísio Bentes, de Rondon do Pará, destaca-se por ser a única de uma escola pública paraense, que já está entre as oito melhores do Brasil, mas com o desafio de vencer os adversários da elite do handebol feminino brasileiro da primeira divisão.

"Vamos ter os adversários mais difíceis, com os melhores atletas do Brasil, das melhores escolas particulares, mas como todos que chegam para uma competição, nós queremos ganhar e nos manter na primeira divisão, mesmo sabendo que vamos enfrentar muitas dificuldades ", avaliou o técnico da equipe de handebol feminino, Antônio Fernandes.

Para se classificar e garantir medalhas, a equipe do Pará terá que enfrentar adversários de alto nível técnico e estar entre os dois primeiros colocados de cada grupo. São dois grupos de quatro equipes que jogarão entre si, em três partidas, na primeira fase da competição. "Essa competição é uma incógnita. Sabemos que elas vão enfrentar equipes fortes, mas isso também nos motiva pois já estamos acostumados a enfrentar desafios", disse.

O primeiro jogo ocorre às 9h45 desta terça-feira, 17, em Londrina, quando Rondon do Pará enfrentará o atual campeão brasileiro dos Jogos Escolares a Juventude e o vice-campeão mundial, o time da escola Castro Alves, do Espírito Santo, que em 2017 irá representar o Brasil no mundial dos Jogos Escolares, na França. O segundo jogo será com uma equipe novata, mas forte, de São Paulo e o terceiro, com  uma equipe da Paraíba, que é treinada pelo técnico da Seleção Brasileira de Handebol Juvenil.

"Esse ano vai ser mais difícil porque vamos jogar com equipes de elite, de escolas com mais recursos que não enfrentam o mesmo cansaço que a gente, que pega mais de 40 horas de ônibus para chegar até aqui, mas estamos com um time muito confiante e preparado para ganhar", disse a canhotinha  Jhefinir Reis, de 17 anos, que também espera mais uma vez ganhar a visibilidade dos treinadores da Seleção Brasileira de Handebol.

Medalhas - O Pará já conquistou quatro medalhas nas modalidades individuais, todas de escolas públicas estaduais, garantidas pelo bom desempenho da nadadora Ana Sofia Valente, da escola Pedro Amazonas Pedroso, que levou para casa as medalhas de ouro e prata, na prova dos 50 metros e 100 metros peito, respectivamente. No judô, a estudante da escola Paes de Carvalho, Ana Beatriz Pinto, garantiu medalha de bronze e, no ciclismo, a medalha de prata ficou com estudante da escola José Veríssimo, Otávio Henrique.

Os Jogos Escolares da Juventude iniciaram no último dia 12, com as competições nas modalidades individuais de atletismo, ginástica rítmica, ciclismo, judô feminino, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez. A delegação do Pará, composta por 176 participantes, foi representada por 54 atletas das modalidades individuais e agora tem 84 atletas das modalidades coletivas que disputarão entre os dias 17 e 21 de novembro, as provas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Os atletas paraenses foram selecionadas nas etapas regionais e estaduais realizadas pela Secretaria de Estado de Educação, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer.