Estudantes da rede pública farão provas do SisPAE nesta semana
Cerca de um milhão de estudantes de toda a rede pública estadual e alunos de escolas municipais de 141 municípios farão provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) nos dias 18 e 19 deste mês. O SisPAE, organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), serve como instrumento estratégico para que a gestão escolar pública obtenha informações detalhadas e de forma anual acerca da assimilação de conteúdos por parte dos estudantes e dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares.
Em parceria com a Seduc, a Fundação Vunesp atua como avaliador externo no SisPAE. No processo serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e de Matemática. A partir dessas informações, são planejadas ações específicas para reforçar a apropriação de conteúdos por parte do alunado.
Farão provas os estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (9 anos); de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8 anos), de todos os anos do Ensino Médio, de Casas Familiares Rurais e do Ensino Médio Integrado/Educação Profissional. A coordenadora do SisPAE, Conceição Brayner, informa que são mais de 4 mil escolas mobilizadas para a participação dos estudantes nas provas.
“Os gestores já foram mobilizados, recebendo o material das avaliações nas escolas; fizemos o treinamento com os aplicadores e supervisores para que todo o processo ocorra dentro de uma padronização e também considerando o sigilo dos instrumentos e a responsabilidade dos aplicadores”, afirmou Conceição.
Provas – Na quarta-feira, 18, os estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (9 anos) farão prova de Língua Portuguesa. Na quinta-feira, 19, também para os alunos do 4º e 5º anos haverá prova de Matemática e preenchimento de questionário (avaliação de contexto reunindo informações sobre a prática pedagógica da escola, o processo metodológico do processo ensino-aprendizagem e dados referentes à proficiência dos estudantes).
Para os estudantes da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8 anos) e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, no dia 18, haverá provas de Língua Portuguesa e de Matemática e também o preenchimento do questionário. As provas serão realizadas das 8h às 11h30, das 14 às 17h30 e das 19h às 22h30, de acordo com o turno de cada estudante.
Evolução - “Os estudantes devem participar desse processo nos dias 18 e 19 em função da avaliação da proficiência. A escola deve acompanhar e a Secretaria monitorar o desenvolvimento das habilidades previstas para cada ano/série no programa pedagógico. Isso faz parte, hoje, de todo e qualquer processo de avaliação em larga escala e também mesmo da avaliação interna da escola”, afirmou Conceição Brainer.
“Nós precisamos evoluir no processo ensino-aprendizagem e a avaliação nos dá um diagnóstico de como está esse processo, para fazermos ajustes e melhorar cada vez mais pedagogicamente”, completou a coordenadora.