Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTADO E SOCIEDADE

Academia de Polícia Civil promoverá ampla programação social para celebrar seus 45 anos

Durante a próxima semana, servidores da instituição e população terão acesso a várias ações, incluindo doação de sangue, em parceria com secretarias de Estado e Prefeitura de Marituba

Por Lilian Guedes (PC)
23/08/2024 13h15

Em alusão aos 45 anos de fundação da Academia de Polícia do Pará (Acadepol) será realizada uma programação especial, entre os dias 26 e 30 de agosto (segunda a sexta-feira), com diversas atividades voltadas aos servidores da instituição e ações sociais para a comunidade.

A abertura será no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), localizado em Marituba (Região Metropolitana de Belém), que fará uma comemoração integrada com a população do entorno, enfatizando cultura e ética, valores que norteiam as atividades da Polícia Civil. As ações foram planejadas para integrar sociedade e servidores da Academia. Agentes da Polícia Civil vão celebrar os avanços da Acadepol

“Momento importante para nossa Polícia Civil, pois celebramos, com muito orgulho, os feitos que marcam e norteiam estes 45 anos da Acadepol. São investimentos do governo do Estado que contribuem para a melhoria da infraestrutura, qualidade de vida e qualificação profissional dos servidores, tanto do interior quanto da capital. Além disso, de uma forma muito especial, celebramos este ano em conjunto com a sociedade civil, que é o nosso principal ator na luta pela segurança e combate à criminalidade. Buscamos alcançar mais feitos para os policiais civis em todas as regiões do Pará”, disse o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende.

Durante a programação serão realizadas capacitação, ações de cidadania, desportivas e operacionais, com a participação de órgãos das esferas municipal e estadual, incluindo Prefeitura de Marituba, secretarias de Estado das Mulheres (Semu), Saúde Pública (Sespa), Educação (Seduc) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com torneios de tiro policial, futsal, beach tênis e natação, além de campanhas de doação de sangue.

Cidadania - Para o diretor da Acadepol, delegado Waldir Freire, a Academia é um importante espaço de aperfeiçoamento dos policiais civis, e também de políticas públicas e cidadania.

“No 45º aniversário da Academia de Polícia Civil do Estado do Pará iremos  comemorar com inúmeras parcerias, como a Prefeitura de Marituba, Fundação Hemopa, Delegacia-Geral - com suas diretorias integrais -, Usina da Paz, representantes da Adepol (Associação dos Delegados do Pará), Sindipol (Sindicato dos Servidores Públicos da Polícia Civil do Estado do Pará), Sindelp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará) e Arin (Assessoria de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil). Nós temos uma extensa programação, com capacitações para servidores da Polícia Civil, da Prefeitura de Marituba, no sentido de alcançar as secretarias estaduais, a Guarda Municipal, entre outros, utilizando técnicas e muitas informações que servirão para que estes servidores desempenhem melhor o seu trabalho. Do mesmo modo, ações solidárias e de cidadania, arrecadando alimentos e produtos de higiene pessoal, emissão de RG e coleta de sangue”, informou o diretor.

A Academia de Polícia Civil do Pará foi criada pela Lei nº 4.854, de 28 de agosto de 1979. Hoje, a instituição celebra os resultados do maior concurso público de sua história, com mais de 1.200 novos policiais, e muitos investimentos na segurança pública do Estado, enquanto mais de 4 mil servidores participaram de ações de aperfeiçoamento nos últimos anos.