Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E LAZER

Governo do Estado investe em Hospital Municipal e espaços de lazer em São João do Araguaia

As obras beneficiam moradores das zonas urbana e rural, com mais acesso a serviços de saúde e opções gratuitas de entretenimento

Por Governo do Pará (SECOM)
22/08/2024 13h04

O Governo do Pará está reconstruindo o Hospital Municipal de São João do Araguaia. O município da Região de Integração Carajás, no sudeste do Estado, também recebeu investimentos na estruturação de duas praças na zona rural, essenciais para oferecer qualidade de vida aos moradores.

Edivaldo Brito, que trabalha na assistência primária à saúde desde 2005, conta que a nova unidade de saúde vai melhorar o atendimento à população. “Vai dar tudo certo para nós. É felicidade para todos. A nossa cidade é cercada de zona rural, e as pessoas que vêm para cá consultar procuram esse Hospital”, informa.Obras avançam no Hospital Municipal de São João do Araguaia

Com mais de 30% dos serviços executados, as obras incluem reestruturação do telhado, reforço estrutural das paredes internas e externas, sistema de drenagem e esgotamento, e instalações das redes hidráulica e elétrica.  

O novo Hospital dará suporte à rede assistencial de saúde de São João do Araguaia com vários atendimentos, entre os quais consultas, saúde da família e urgência e emergência.

Para a moradora Antônia Rodrigues, o mais importante é ter assistência próximo a sua casa. “Qualquer emergência fica mais perto do Hospital. Não precisa ter que ir para Marabá (município na mesma região), ficar na espera. Não vai ter necessidade de sair, porque vai ter um bom atendimento”, afirma Antônia.  

Uma das praças entregues a moradores da zona ruralBem-estar - O Estado também reconstruiu praças nas vilas José Martins Ferreira e Apinajés, na zona rural de São João. As obras nesses espaços visam promover bem-estar e qualidade de vida aos moradores, com uma infraestrutura gratuita de lazer, entretenimento e convívio que permite a prática de atividades saudáveis.

Claudemir Silva, morador há mais de 30 anos na Vila José Martins Ferreira, diz que as pessoas já estão aproveitando o novo equipamento público. “Essa praça não tinha nada; era só um matagal. Agora, está excelente! Uma área de lazer com academia e quadra. É ótimo para os moradores aqui da vila e para os moradores da região. À noite, há muitas pessoas fazendo suas atividades. Na quadra, o pessoal fica jogando até 10h da noite”, conta Claudemir.

Além da academia ao ar livre e vários brinquedos, o projeto incluiu novas instalações elétricas, pavimentação asfáltica e sinalização. “Aqui só tinha grama, sem muita estrutura. Depois foram colocadas as muretas e as grades melhoraram bastante”, acrescenta Raquel Lima, moradora da Vila José Martins Ferreira há 34 anos.

Diversão e economia - Para Isaías Dias, que mora na Vila Apinajés, quem ganha com os investimentos em espaços de lazer é a população. “Isso era um descaso; só mato e lixo. Hoje está uma praça muito boa, e as crianças podem brincar. As pessoas podem vir um fim de tarde fazer caminhada. Melhorou muito. A gente agradece ao governo por melhorar a nossa região”, acrescenta o morador.

A reconstrução da praça também valoriza os imóveis do entorno, além de ampliar as vendas nos estabelecimentos comerciais, com impacto positivo na economia. O aumento de clientes já é atestado pelo comerciante Janilson do Carmo. “As pessoas fazem caminhada e a academia é bem usada. Melhorou bastante. A meninada brinca mais e aposta a sua Coca-Cola. Depois, corre para o comércio para comprar”, conta Janilson.

Texto: Lucas Rocha - Secom