Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Igapó Summit: 1º Dia é Marcado por Foco em Startups Paraenses

O evento continua nesta quinta-feira, 22, com mais painéis, exposições e oportunidades de conexão entre os participantes. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da Sectet

Por Raiana Coelho (SECTET)
21/08/2024 18h40

Organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), o Igapó Summit começou nesta quarta-feira, 21, em Belém. Promovido pelo Programa StartUP Pará, o evento promete ser um marco para as startups locais, reunindo empreendedores, investidores, acadêmicos e profissionais do setor de tecnologia em dois dias de imersão total.

Com o objetivo de fortalecer as startups da região e ampliar sua visibilidade, o Igapó Summit trouxe, já no primeiro dia, uma agenda intensa de atividades. Desde exposições de projetos inovadores até debates essenciais para o crescimento das empresas, o evento é um ponto de encontro para quem quer se destacar no mercado de tecnologia e inovação.

A professora Maria Trindade, coordenadora do Programa StartUP Pará, destacou o papel do evento como uma peça-chave para o desenvolvimento econômico sustentável no Pará. "O Igapó Summit coloca o Pará no radar da tecnologia e inovação no Brasil, com uma programação que promove o crescimento do setor de startups", comentou.

Entre os destaques do dia, o painel "Impulsionando Pequenos Negócios: Oportunidades de Fomento" chamou atenção. Carlos Nogueira, investidor experiente da Anjos do Brasil, compartilhou sua visão sobre o potencial das startups na Amazônia. "A gente está olhando para a Região Amazônica pelo potencial. Estamos aqui querendo buscar uma solução que dê dinheiro, mas que seja sustentável e escalável", ressaltou.

Outro tema relevante foi a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém em novembro de 2025. Em uma roda de conversa, foi discutido como atrair investidores para startups locais, aproveitando a visibilidade que o evento vai proporcionar. Gustavo Ishak, especialista em finanças, enfatizou a importância de qualificação para os empreendedores. "O Pará tem um potencial incrível, e com a COP 30 as oportunidades só irão crescer", disse.

O evento também proporcionou espaço para que empreendedores apresentassem seus produtos e serviços. Estiveram presentes neste primeiro dia de exposição o Miriti Lab, Hortênsia Saboaria e Cete (Centro de Educação e Treinamento em Engenharia). Startups como Amazon Rhiira, com seu dispositivo anti carbono negro para veículos, e LT Turismo e Produções, que alia não só o turismo e cultura com sustentabilidade mas fomenta outros empreendedores a buscar soluções de mentoria e aporte financeiro, tiveram a chance de brilhar. 

Tatiana Yamamoto, CEO da Amazon Rhiira, comemorou a oportunidade de estar no evento. "Trabalhamos hoje com um dispositivo anti carbono negro para veículos automotores. O Dispositivo chega como alternativa de diminuir todos os impactos negativos ao meio ambiente e aos humanos por contribuir com a mitigação do aquecimento global e doenças respiratórias. Participar do Igapó Summit é um reconhecimento importante para nossa startup", afirmou.

Para Leila Trindade, da LT Turismo e Produções, o evento é uma chance valiosa de networking e captação de investimentos. "Estamos aqui para agregar valor aos nossos produtos e buscar investidores. Estar no Igapó Summit nos coloca em uma posição estratégica para a COP 30", disse.

O dia também foi marcado por momentos de troca de experiências e parcerias estratégicas entre os participantes. Alisson Silva, empreendedor, destacou a importância de eventos como o Igapó Summit para o desenvolvimento das startups. "A ideia de participar do Igapó hoje é trazer conhecimentos para dentro da empresa, compartilhados com os outros sócios e também buscar investimentos e fomentos para desenvolvimento além de buscar conhecimentos no entorno do que é uma startup, o que ela precisa para crescer e como atuar nesse momento que a gente vive às vésperas da COP", comentou.

O primeiro dia do Igapó Summit terminou com o painel "Modelando Inovações no Pará e Estruturando sua Empresa para o Comércio". O evento continua nesta quinta-feira, 22, com mais painéis, exposições e oportunidades de conexão entre os participantes. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da Sectet.

Texto: Carla Couto/ Ascom Sectet