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Estudantes estaduais começam a utilizar material do programa ‘Acelere o Saber’ para recomposição de aprendizagem

Ao todo, o programa vai atender mais de 30 mil estudantes com distorção idade-série em 328 escolas da rede estadual de ensino e garantir o direito de aprendizagem com equidade, e evitando a repetência e o abandono escolar

Por Elisângela Soares (SEDUC)
22/08/2024 08h00

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) começou a entregar os livros didáticos do Programa de Correção de Fluxo “Acelere o Saber” para as escolas da rede pública estadual. Ao todo, o programa vai atender 30.653 estudantes com distorção idade-série em 328 escolas da rede estadual de ensino. O objetivo da iniciativa é garantir o direito de aprendizagem com equidade e estimular a continuidade dos estudos evitando a repetência sistemática e o abandono escolar. Em 2024, 10 mil estudantes estão sendo atendidos pelo programa em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e da 2ª série do Ensino Médio.

Dentro do programa, 977 turmas estão sendo criadas para atender os estudantes nas mesmas turmas e turnos em que estão matriculados regularmente, com o diferencial de promoção e recomposição de aprendizagens específicas direcionadas a esse público. As turmas são organizadas como espaços de aprendizagens significativas, numa abordagem pedagógica com adaptação do currículo, selecionado a partir do que é fundamental e essencial para os estudantes prosseguirem no ciclo ou nível de ensino.

De acordo com Higor Okada, diretor da Coordenação de Ensino Médio (Coem) da Seduc, o programa oportuniza aprendizagens essenciais para que os estudantes vejam os estudos como uma grande ferramenta para o futuro. “O ponto de vista da Secretaria foi a partir do planejamento estratégico, onde a gente verificou os dados do próprio Censo Escolar e das nossas redes, as matrículas da nossa rede e a gente observou que no Ensino Médio tínhamos um grande número de alunos em distorção e aí a necessidade de implementação do Programa de Correção de Fluxo. Muitas vezes a distorção pode ser ocasionada pela evasão escolar, pela reprovação e o programa vem, não só com o objetivo de colocar o aluno na idade certa  na série, mas também de oportunizar as aprendizagens essenciais para que ele tenha condições de prosseguir os estudos, seja em um curso superior, mas para que a gente consiga passar para ele o que é essencial”, ressaltou o coordenador.

Material - O material didático-pedagógico que começou a chegar nas escolas possui metodologia própria e é específico por área de conhecimento para a recomposição da aprendizagem e progressão nos estudos para outro ciclo ou nível de ensino da educação básica. Os estudantes incluídos no Programa de Correção de Fluxo “Acelere o Saber” já começaram a utilizar o material recebido em sala de aula. Como por exemplo, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nagib Matni Coelho, em Ananindeua, que tem uma turma de 8º ano com 30 estudantes. Para a gestora da escola, o momento está sendo satisfatório para a comunidade escolar como um todo.

“A escola recebeu o material do programa, formamos a turma e distribuímos o material. Todos os alunos já estão desenvolvendo as atividades e estão todos muito satisfeitos em saber que em 2025 já estarão cursando a 1ª série do Ensino Médio. Hoje conversamos sobre a importância do acesso, permanência e o sucesso do programa, que veio para erradicar a distorção idade/série e a evasão escolar, além da importância  para o ingresso no mercado de trabalho. Os pais também relataram que estão satisfeitos com a iniciativa e vale destacar que os professores passaram pela formação e se sentem preparados para a trabalhar com o material. Estamos otimistas e acreditamos que o programa já deu certo”, avaliou Sônia Batista. 

As coleções se apresentam com cinco exemplares por nível de ensino e ciclo, área de conhecimento e objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares. Para o Ensino Médio, o material contém um exemplar de Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química; um de Matemática; um de Linguagens - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte; um de Ciências Humanas - História, Geografia, Filosofia e Sociologia e um exemplar de Projeto de Vida. Já para o Ensino Fundamental Anos Finais, o material possui um exemplar de Ciências da Natureza - Ciências Física e Biológica; um de Matemática; um de Linguagens - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte; um de Ciências Humanas - História e Geografia e um exemplar de Projeto de Vida.

Na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ananindeua 3, sete escolas, com mais de 380 alunos, estão participando do programa. Segundo a dirigente, Cláudia Melo, esta é uma grande estratégia para a educação paraense. “O Programa de Correção de Fluxo está previsto como ação de recomposição de aprendizagem no plano estratégico da Secretaria de Educação e é mais uma significativa estratégia prevista neste novo cenário da educação paraense. Com essa nova política pública nós vemos a preocupação com o índice de distorção que nós temos no Estado e, dentro dessa perspectiva de aceleração dos estudos dos alunos que estão com esse atraso, nós vamos conseguir fazer com que ele possa ter a garantia dos seus direitos de aprendizagem com real equidade, assim como nós estaremos estimulando a continuidade dos alunos, dos seus estudos, porque quando estimulamos o aluno para avançar, para acelerar, estamos dizendo para ele que é possível continuar. E isso, além de fazê-lo avançar nos ciclos de estudo, o estimula a não abandonar os seus estudos. Esse programa, na minha opinião, vai ajudar muito na construção da autoestima dos nossos alunos”, afirmou.

Planejamento - O Programa de Correção de Fluxo “Acelere o Saber” é mais uma etapa do Planejamento Estratégico da Seduc - 2023 a 2026 que está dentro do investimento na melhoria do rendimento escolar dos estudantes e implementação de ações para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para uma aprendizagem significativa e de inclusão social. A proposta metodológica do programa fundamenta-se no princípio de que todos os estudantes são capazes de aprender e que podem realinhar sua trajetória escolar, desde que sejam respeitadas suas diferentes formas de aprendizagem. E ainda, que possibilite ao estudante o acesso ao conhecimento socialmente elaborado em consonância com a matriz curricular do seu nível de ensino e as diretrizes curriculares da rede estadual de ensino.

A avaliação será realizada de forma contínua, acumulativa, participativa e bimestralmente, por nível de ensino e ciclo ao longo de todo o processo. Os professores também vão participar de formações continuadas e receberão materiais didáticos e pedagógicos para desenvolverem suas atividades com qualidade.

Ferramentas pedagógicas na rede estadual - A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) festeja as ferramentas de aprendizado entregues, retomadas desde 2023, aos estudantes nos 144 municípios do Pará, após 34 anos sem distribuição. O primeiro material didático produzido e entregue pela Seduc foi o ‘Prepara Pará', composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa para viabilizar a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Cada disciplina contou com dois volumes.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom Seduc