Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO SHAMAR

Ação da Deam e Fundação ParáPaz enfatiza combate à violência contra a mulher em Tucuruí

O trabalho conjunto busca conscientizar a população sobre violência de gênero e divulgar os canais disponíveis de denúncia e atendimento às vítimas

Por Lilian Guedes (SECOM)
21/08/2024 14h02

Balões lilás, cor escolhida para a campanha nacional, chamaram a atenção das pessoas para o combate à violência de gêneroEm prosseguimento às ações da campanha Agosto Lilás, a Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), vem promovendo diversas atividades de conscientização nos municípios, dentro da operação nacional “Shamar”, que visa o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica e familiar.

Nesta quarta-feira (21), equipes da Deam de Tucuruí, no sudeste paraense, distribuíram material informativo e fizeram um ato simbólico com balões na cor lilás fixados em rotatórias da sede municipal, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a violência de gênero e o combate de todo e qualquer tipo de violência doméstica que tem a mulher como principal vítima. Houve ainda destaque para a importância da denúncia desses crimes aos órgãos de segurança pública, e também para as atribuições das instituições de atendimento à mulher.

Para a delegada da Deam Tucuruí, Danielle Cabral, “a ação tem a finalidade de expandir o conhecimento, bem como alertar a população para que denuncie casos de violência contra a mulher, e reforçar o papel da Delegacia Especializada e dos órgãos de segurança para garantir e assegurar os direitos das vítimas”. 

A ação foi executada em parceria com a com a Fundação ParáPaz, do governo do Estado, e contou com a participação de mais órgãos da rede de proteção e cidadãos engajados nesse trabalho de conscientização.

Evento teve a parceria da Fundação ParáPazAtendimento - Os órgãos de segurança complementam outros meios de denúncia existentes, como o número 181, que garante a qualquer pessoa denunciar casos de violência contra a mulher de forma anônima e gratuita, e a Inteligência Artificial e Anônima, denominada "Iara", pelo número de WhatsApp (91) 8115-9181. As vítimas também podem recorrer ao número 190 ou buscar atendimento presencial nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.

As denúncias podem ser feitas em qualquer localidade do Estado, clicando no serviço “Deam Virtual”, no site da Polícia Civil do Pará (www.pc.pa.gov.br). A ferramenta permite à vítima registrar ocorrências, solicitar medidas protetivas de urgência, e acessar serviços, como perícias e suporte, sem precisar sair de casa.