Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICAS PÚBLICAS

Pará é o estado brasileiro que mais reduziu a fome e a desigualdade no país, aponta ministro do MDS

O índice foi atingido por conta do trabalho desempenhado pela gestão do governador paraense, Helder Barbalho, com políticas públicas em parceria com o Governo Federal

Por Leonardo Nunes (SECOM)
20/08/2024 23h35

Conforme informações divulgadas pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, o Pará é o estado brasileiro que mais reduziu a fome e desigualdade no país. O índice foi atingido por conta do trabalho desempenhado pela gestão do governador paraense, Helder Barbalho, com políticas públicas em parceria com o Governo Federal.

A informação foi divulgada pelo ministro Wellington Dias durante agenda em Belém, quando o Governo do Pará aderiu ao Programa 'Acredita no Primeiro Passo' do MDS. Segundo o ministro, os dados fazem parte da edição 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024).

"O Pará é um estado que se destaca entre os estados brasileiros que mais reduziu insegurança alimentar, conforme o dado da FAO [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura] da ONU. Também me alegra a outra meta que é a redução da pobreza, a qual o Pará, também configura com os empregos positivos que vem acumulando em 2023 e, agora em 2024. Além disso, o Pará também é o estado brasileiro que alcançou a redução da pobreza e extrema pobreza", completou  Dias.

Para  o ministro Wellington Dias, o novo programa ao qual o Pará aderiu vai ajudar a apoiar o empreendedorismo no estado. "O objetivo é não só sair da pobreza, mas fazer crescer a classe média e um acompanhamento em que a cada nova operação, ela leva em conta o crescimento e desenvolvimento daquele pequeno empreendedor. Pode ser dinheiro para capital de giro, dinheiro para investimento, ou seja, é a necessidade do empreendedor", diz.

Leia também: 

Pará adere ao Programa 'Acredita no Primeiro Passo' do Governo Federal