Detranzinho retoma atividades educativas após as férias escolares
Projeto pedagógico coordenado pelo Detran é voltado para escolas públicas e privadas, tendo como tema central a segurança viária
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retomou nesta terça-feira, 20, as atividades do Detranzinho após o período de férias escolares. A programação reiniciou com a visita de 14 alunos da educação infantil da Escola de Ensino Integral UEI Rosemary Jorge, do bairro do Castanheira, de Belém.
O Detranzinho é um projeto pedagógico coordenado pelo Detran, voltado para escolas públicas e privadas, tendo como tema central a segurança viária. A iniciativa visa educar crianças e adolescentes sobre respeito e valores fundamentais para desenvolver hábitos responsáveis e conscientes no trânsito, com o intuito de que todos possam aprender e aplicar esses ensinamentos no ambiente em que vivem.
O Detranzinho tem se consolidado como uma referência na educação de trânsito infanto-juvenil, destacando-se como um projeto que utiliza as escolas como principais centros de conscientização. A iniciativa se destaca por abordar o tema de maneira eficaz e divertida e de fácil aprendizagem.
Neste reinício, as crianças da turma do Jardim II, com faixa etária entre 5 e 6 anos, participaram de palestras lúdicas, oficinas com recursos audiovisuais e de noções de direção e regras de trânsito do minicircuito do Detranzinho. Com a ajuda da equipe do órgão, os pequenos condutores aprenderam sobre travessia segura na faixa de pedestre, cores do semáforo, noções de tráfego de veículos e ciclistas e limites de velocidade, dentre outras dicas.
A professora de educação infantil Cleiciani Nunes, de 34 anos, destacou a importância desse tipo de atividade na formação dos futuros cidadãos. "Esse projeto do Detranzinho é excelente para o aprendizado das crianças na educação infantil. Para nós, da Escola UEI, essa oportunidade foi maravilhosa, pois desejávamos realizar atividades que fossem ao mesmo tempo divertidas e educativas para nossas crianças, afinal elas serão futuramente cidadãos conscientes no trânsito ", comentou a educadora.
A gerente do Detranzinho, Edilssa Carla, informa que mais de 500 estudantes devem participar do circuito até o final deste ano. A equipe está atuando para ampliar os atendimentos e em breve terá novidades para tornar a programação ainda mais interessante para os participantes. As escolas e instituições sociais que desejam participar devem solicitar a programação e agenda pelo e-mail [email protected].
Colaboração: Anna Kelly Saraiva - Ascom/Detran