Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPERIÊNCIAS

Técnico extensionista da Emater lança obra literária na 27ª Feira do Livro e Multivozes

A obra trata da produção extrativista animal e vegetal, e artesanato de construção naval de comunidades ribeirinhas baseadas no seu trabalho de assistência técnica na Emater e de sua infância

Por Ivana Barreto (EMATER)
20/08/2024 15h14

Paralelo ao seu trabalho de técnico extensionista na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), levando assistência aos agricultores familiares do Estado, o engenheiro agrônomo Raimundo Maciel reuniu suas experiências e lançou sua quarta obra literária durante a programação da 27° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. O lançamento do livro “Memórias do Rio Meruú-Açu: Os Extrativistas e Artesãos” aconteceu na tarde desta terça-feira, 20, no estande da editora Paka-Tatu.

A obra trata da produção extrativa animal (pesca artesanal), vegetal (açaí, cacau, borracha, madeira), mineral (argila) e artesanal (construção naval) nas comunidades ribeirinhas, baseadas no seu trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural na Emater.

Mostra também, os processos empíricos de produção nas décadas de 1950 a 1960, no rio Meruú-Açu, em Igarapé-Mirí, onde passou parte de sua infância. “Escrever é um hobby que amo, principalmente retratando as minhas vivências como extensionista percorrendo todo o Estado, ouvindo as histórias das comunidades ribeirinhas, seus costumes, pois para auxiliá-los precisamos primeiro conhecê-los. E transcrever essas experiências é muito gratificante, além da minha própria infância, vivida às margens do rio Meruú-Açu, em Igarapé-Miri”, comentou Raimundo.

Técnico extensionista há 19 anos, atualmente atuando no Escritório de Barcarena, esta é a sua quarta obra literária, as demais são baseadas em contos dos ribeirinhos, suas experiências como extensionista exercida em vários municípios do Estado, que reúnem e formam suas obras literárias, classificadas como poéticas em algumas edições, e de memórias de sua infância em outra edição.

O autor e extensionista já lançou os livros: Contos Meruú-açuenses; Memórias do Rio Meruú: Inocência, Amor e Dor; Encantos Poéticos Ribeirinhos. Reunindo 14 lendas ribeirinhas, pretende lançar o seu quinto livro em dezembro.

As edições podem ser encontradas no estande da editora Paka-Tatu, que está localizada na 27° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que segue até o dia 25, funcionando de 9h às 21h, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.