Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Comunidades atendidas pelas Usinas da Paz visitam a 27ª Feira do Livro

A iniciativa busca aproximar as comunidades do mundo da literatura e da cultura popular

Por Matheus Rocha (SEAC)
19/08/2024 19h24

As comunidades atendidas pelas Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém iniciaram, nesta segunda-feira, 19, uma série de visitas à 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece até o domingo, 25, no Hangar Centro de Convenções. A iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), busca aproximar as comunidades do mundo da literatura e da cultura popular.

Na tarde de hoje, 19, crianças e adultos beneficiários da UsiPaz Jurunas/Condor tiveram a oportunidade de conhecer a Feira. Além de visitar os estandes de literatura, os representantes das UsiPaz também acompanharam as programações culturais, além de participarem do Programa Sem Censura, da TV Cultura do Pará.

Ítalo CastroO jovem Ítalo Castro, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), participa do Projeto de Inclusão da UsiPaz Jurunas/Condor e já escreveu um livro de poesias. Na visita ao espaço, ele destacou a importância da programação, onde, inclusive, ele participará, no próximo sábado, 24, de uma sessão de autógrafos. "Estou achando essa experiência da literatura completamente fantástica, pois incentiva a cultura e o fomento da escrita. Venham à Feira do Livro, compareceram a esse evento maravilhoso. Agradeço a Usina e ao Governo por essa oportunidade", disse.

Karolina Matos e o filho KaioConforme a manicure Karolina Matos, de 27 anos, que levou o filho Kaio, de apenas 5 anos, para conhecer a programação da Feira Pan-Amazônica, ele ficou encantado com os diversos estandes de livros. "A literatura representa vivências, tanto para mim, como para meu filho. São aprendizados que vou levar para a vida, principalmente após participar desse programa do Sem Censura, são temas importantes. Daqui vamos passear e conhecer ainda mais a feira", contou Karolina.

Visitas - Ao longo desta semana, representantes das demais Usinas da Paz localizadas na Grande Belém também vão participar de visitas à 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A Secretaria de Articulação da Cidadania vai disponibilizar transporte gratuito que sairá de cada Usina rumo ao Hangar Centro de Convenções, onde está sendo realizada a programação, de acordo com o cronograma abaixo:

Dia 20/08: Usina da Paz Guamá (Saída do transporte às 12h30 e retorno às 17h)

Dia 21/08: Usina da Paz Terra Firme (Saída do transporte às 12h30 e retorno às 17h)

Dia 22/08: Usina da Paz Cabanagem (Saída do transporte às 12h30 e retorno às 17h)

Dia 23/08: Usinas da Paz Bengui e Marituba (Saída do transporte às 12h30 e retorno às 17h)

Programação - A programação completa da 27ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes pode ser conferida através do site, acesse aqui e no Instagram oficial do evento: @feiradolivroedasmultivozes, com conteúdos exclusivos e que diariamente mostrará a programação e os bastidores da Feira. 

Texto: Chrystian Machado (SEAC)