Emater entrega Cadastros Ambientais Rurais em Santa Cruz do Arari
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), através do escritório local de Santa Cruz do Arari, no Marajó, entregou 10 Cadastros Ambientais Rurais (CAR´s) para pequenos criadores de búfalos, que trabalham sua criação principalmente para corte, mas que também produzem o “queijo de búfalo”. A entrega foi feita na última sexta-feira, 13.
Segundo o chefe do escritório local, o zootecnista Ricardo Barata, o trabalho mobilizou a equipe do escritório nas etapas de apresentação de demandas, agendamento de visitas técnicas e levantamento de dados; depois o Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (Labgeo), do escritório central apoiou na construção dos mapas digitais e no registro e envio eletrônico das informações, por meio do trabalho técnico do geógrafo Jamerson Viana.
Barata disse que a entrega do CAR possibilitou a realização de vários propósitos, como “alertar os produtores municipais para a importância da emissão do documento, considerando que o Código Florestal diz que o CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais” que, explicou, “comporá a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico; além de ser elemento de combate ao desmatamento”.
Neste contexto, Barata disse que, “os produtores foram orientados acerca de obrigatoriedade, mecanismos de acesso ao crédito, e conscientização ambiental”. As orientações enfatizaram sobre os cuidados que os produtores devem ter com as Reservas Legal e Hídrica “para evitar problemas fundiários e de degradação ambiental”, afirmou Barata; que concluiu dizendo que “eles ouviram sobre divisórias com piquetes, para proteção das margens; sobre introdução de áreas de capineiras, para suprir necessidade de alimentação do animal, principalmente no período de seca, e sobre outros cuidados que devem ter nas suas propriedades”.