Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Quiz educativo anima estande da Sectet na Feira do Livro, em Belém

Atividade reforça os conhecimentos gerais, além de desafiar a habilidade e rapidez no raciocínio de quem participa

Por Raiana Coelho (SECTET)
19/08/2024 17h05

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) segue com as atividades no estande montado na 27ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Centro de Convenções e Feiras, em Belém. Uma, em especial, tem agitado o espaço: é o Quiz Educativo, que reforça os conhecimentos gerais, além de desafiar a habilidade e rapidez no raciocínio de quem participa. Ao final do jogo o aluno vencedor recebe um prêmio.

“Conhecimento sempre é bom. Quando estamos aqui sempre adquirimos conhecimentos a mais. As brincadeiras são bem divertidas. Não sabia, por exemplo, que Marituba era o menor município do estado em território. Gostei bastante”, disse Marlon Saraiva, estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, localizada no bairro da Terra Firme, na capital.  

Direto do bairro do Tapanã, também em Belém, o Jaime Brito, aluno da Escola Estadual Dr. José Márcio Ayres, também levou pra casa novos saberes. “Achei muito legal. É minha primeira vez aqui e para mim está sendo incrível, porque estou tendo contato com cultura, livros e histórias de autores que sigo. O estande da Sectet está maravilhoso, porque incentiva o jovem a usar o cérebro para diversos conhecimentos. Está sendo tudo de bom!”.

E um pouquinho mais de longe, do município de São Francisco do Pará, nordeste paraense, a jovem Letícia Ramos, aluna da Escola municipal Raposo, que participou junto dos colegas de classe do desafio de perguntas e repostas, fez questão de falar sobre a importância e os efeitos da leitura na sociedade. “A leitura é muito importante na escola porque aprendemos a escrever e falar melhor. Achei o quiz muito legal, gostei de saber informações sobre os ossos do corpo humanos que eu não sabia muito”.

Além do jogo de conhecimentos gerais, a Sectet também destaca importância da inovação e da tecnologia na educação com a exposição de diferentes projetos oriundos das Escolas de Ensino Técnico do Pará (EETEPA). Hoje foi a vez dos alunos do Clube da Robótica, da EETEPA Paes de Carvalho, de Belém, apresentarem suas inovações em formato de engenhocas como robôs e até uma casa movida pelo comando de um aplicativo, como explica o professor e coordenador do clube, Nildo Alencar.

“Trouxemos cinco produtos: os carros que disputaram a Tech Camp; os robôs jogadores de futebol; o robô ReciclaTech, feito de caroço de açaí e papelão; a casa do futuro, controlada por aplicativo; a pilha ecológica, que é um receptor de pilhas usadas, além do Otto e Johnny, nossos andróides de estimação. Estamos lisonjeados de termos sido convidados para o estande da Sectet, tudo foi feito por alunos do Clube da Robótica”. 

O expositor também conta com a exposição do projeto Caravana da Ciência e Tecnologia, que percorre diversas regiões do Pará com foco na robótica e na impressão 3D, tecnologias que vêm sendo utilizadas como ferramentas de ensino nas escolas técnicas. Nesse espaço é possível a interação dos visitantes com experimentos científicos como a esfera de Van de Graaff, um aparelho que ensina sobre a eletrostática e deixa o cabelo do participante todo em pé. 

Serviço: O estande da Sectet seguirá durante toda a Feira do Livro, no Hangar, disponível para visitação e interação, das 09h às 22h.