Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Cine Líbero Luxardo exibe seis produções na 17ª mostra de filmes LGBTI+

Entre as atrações estão 'Divinas Divas', dirigido por Leandra Leal, e 'Tudo o que Importa', a história de três famílias de pessoas trans.

Por Governo do Pará (SECOM)
19/08/2024 14h27

O Cine Líbero Luxardo, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, receberá a 17ª mostra de filmes LGBTI+, com seis produções exibidas em sessões gratuitas, a partir de 20h, na sala de cinema localizada no Centur - sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém.

Na terça-feira (26) será exibido “Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leal. No filme, Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, nos anos 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia, no Rio de Janeiro, repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou padrões da época.Cena do filme 'Divinas Divas', atração na mostra do Cine Líbero Luxardo

No dia seguinte (27), o cinema terá duas sessões, começando com “Tudo o que Importa”, filme conta a história de três famílias de pessoas trans e seus processos de compreensão e celebração de suas identidades. Essas mães, pais e avós dão um passo à frente e decidem lutar por uma sociedade que respeite e valorize a diversidade. Em seguida, será exibido “Limiar”, documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. Entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando conflitos, certezas e incertezas na busca profunda por sua identidade.

Três sessões - Na quarta-feira (28), o Cine Líbero Luxardo realizará três sessões consecutivas. “Casa de Bonecas” começará a programação abordando o grotesco e o sensual em uma viagem alucinante com três criaturas que dançam, devoram e excitam. Em seguida, “O Prazer é Todo Meu” conta a história de Amélia, que se dá conta que nunca teve um orgasmo em seus 76 anos de vida. E decide viver essa experiência, "custe o que custar". Por último, “Peixe Vivo” traz a narrativa de Junior, que aguarda a chegada de sua boia para que possa finalmente entrar na piscina.

Iniciada há 17 anos na Universidade Federal do Pará (UFPA), a Mostra de Filmes LGBTI+ é um projeto do Grupo Homossexual do Pará. Eduardo Benigno, produtor da programação, destacou a importância do espaço fornecido pela FCP. “ Realizamos a mostra Cine Líbero Luxardo há 10 anos, e é extremamente significativo contar essas histórias e trazer filmes para a comunidade LGBT conhecer essas narrativas através das produções e documentários”, disse o produtor.

Programação da 17ª Mostra LGBTI+

Dia 26/08 - 20h
Divinas Divas, 1h50, 16 anos

Dia 27/08 - 20h
- Tudo o que importa, 20 min, 16 anos
- Limiar, 1h17, 16 anos

Dia 28/08 - 20h
- Casa de Bonecas, 16 min, 16 anos
- O prazer é todo meu, 1h14, 16 anos
- Peixe Vivo, 11 min, 16 anos

Texto: Arthur Andrade - Ascom/FCP