Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITURA E ENTRETENIMENTO

Estande da Imprensa Oficial tem domingo de autógrafos de livros na Feira Pan-Amazônica

Professor Guilherme Pimentel autografou o livro “Sacramenta – uma história de 100 anos”, publicado pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa

Por Julie Rocha (IOE)
19/08/2024 09h07

O professor Guilherme Pimentel autografou o livro “Sacramenta – uma história de 100 anos”, na tarde de domingo (18), no estande da Imprensa Oficial do Estado, no segundo dia de visitação da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A obra foi um dos lançamentos da Editora Pública Dalcídio Jurandir em 2023 e seus exemplares estarão disponíveis no estande da Ioepa.

O autor conta que o livro é fruto de um árduo trabalho artesanal de pesquisa entre os moradores mais antigos. “Fui de casa em casa procurando pelas famílias tradicionais, conversando com filhos, netos, avós, bisavós e juntado as informações até chegar à família do primeiro morador do bairro”, contou ele, ao informar que o livro está sendo bem aceito pela comunidade.

Morador apaixonado pelo bairro em que nasceu, Pimentel relata em seu livro a criação da Sacramenta, a partir de relatos de familiares dos primeiros moradores do bairro, dona Francisca e seu João que construíram um barraco próximo à mata virgem, onde os moradores das adjacências iam apenas brincar e tomar banho de igarapé. Segundo o autor, a fama de ser o bairro da macaxeira também se origina do primeiro plantio que seu João plantou para sobrevivência da família.

Autografando “Amor(es)”

Também participaram da tarde de autógrafos do estande da Ioepa as autoras do livro “Amor(es)”, também lançado pela Editora Pública Dalcídio Jurandir em 2023. As mestras em Letras e amigas da linguagem, Clébia Maciel, Gilcelia Mendes, Jandiassy Ribeiro, Djane Pereira, Maria Helena Viana, Flávia Leite e Tânia Monteiro se uniram para escrever crônicas, poemas e memórias sobre a temática em 115 páginas ilustradas com fotografias associadas a experiência e vivência de cada autora.

Este é o segundo livro que as escritoras lançam pela editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa. Em 2021, foi o livro “Rio em Nós” de crônicas e poemas que hoje integra o acervo bibliográfico do Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, onde as autoras no futuro têm interesse em realizar um recital de poemas e conversar com os leitores locais.

Com prefácio de Daniel Rocha Leite, a coletânea Amor (es) expressa o amor de forma plural com cada uma das autoras tendo sua singularidade para expor seus sentimentos e inquietações sobre o assunto.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, um dos objetivos do órgão ao editar o livro foi incentivar o papel da mulher na sociedade, trazendo ao público textos que demonstram a força e a sensibilidade feminina ao retratar o “Amor” em todas as suas formas.

“O livro Amores, fala de empatia, de saudade e de lembranças, bem como traz reflexões sobre o amor, enfatizando que o ato de amar pode ser múltiplo, não tem dimensão, é escolha e um exercício diário de doação e respeito”, disse ao participar da programação juntamente com o coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, Moisés Alves.

Serviço:

Os livros “Sacramenta: uma história de 100 anos” e Amor(es) estão à venda no estande da Ioepa, e custam R$ 30,00, cada. A 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue até o dia 25 deste mês, com visitação gratuita das 10h às 21h, no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

*Com informações de Fernando Nobre