Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITURA E CONHECIMENTOS

Seis escritoras do livro 'Amor(es)' autografam a obra no estande da Ioepa na Feira do Livro

Sessão de autógrafos será às 16h30 deste domingo (18) no estande da Imprensa Oficial do Estado no Hangar - Centro de Convenções, em Belém

Por Julie Rocha (IOE)
18/08/2024 08h47

Seis escritoras paraenses - Clébia Maciel, Gilcelia Mendes, Jandiassy Ribeiro, Djane Pereira, Maria Helena Viana e Tânia Monteiro - estarão neste domingo (18), às 16h30, em sessão de autógrafos do livro Amor (es), no estande da Imprensa Oficial do Estado, na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro. 

A obra é uma coletânea de poemas e reflexões sobre a temática escrita por sete mulheres, mestras em Letras, amigas da linguagem, que se uniram para falar de amor e espalhar afeto e poesia pelo caminho.

Em 2021, as autoras lançaram o livro “Rio em Nós” de memórias, crônicas e poemas, com o selo da Editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa. “Muito já se escreveu sobre o tema, mas ele permanece atual. Nessa obra, o amor sempre é plural com cada uma das autoras tendo sua singularidade para expressar seus sentimentos e inquietações sobre o assunto”, explica o texto de abertura da coletânea.

“O amor nunca foi tão necessário quanto nos dias de hoje. Então, como porta vozes de nosso tempo, estamos cumprindo nosso papel e deixando pelo caminho o amor necessário para continuar e seguir em frente”, reforça a apresentação do livro.      

Para o premiado escritor Daniel da Rocha Leite, que assina o prefácio, escrever sobre o tema não é tarefa que alguém possa se lançar sem riscos porque o amor “é uma estrada na qual muito já foi terra, pedra, piçarra, cegueira, ferimentos, fogo e cura”. No entanto, no livro, as autoras fazem, da memória, matéria viva de um corpo e de uma voz irrenunciável, novas margens em movimento e novas enunciações.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, explica que um dos objetivos da Imprensa Oficial ao editar o livro foi incentivar o papel da mulher na sociedade, trazendo ao público textos que demonstram a força e a sensibilidade feminina ao retratar o “Amor” em todas as suas formas. Na apresentação que fez do livro, ele faz um resumo do que os leitores poderão encontrar na coletânea.

“O livro Amores fala de empatia, de saudade e de lembranças, bem como traz reflexões sobre o amor, enfatizando que o ato de amar pode ser múltiplo, não tem dimensão, é escolha e um exercício diário de doação e respeito", comenta Panzera.

Para o coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, "as escritoras apresentam uma mensagem de resistência, força e de amor sem igual, o amor por seus pais, seus filhos, por si mesmas e principalmente pela vida”.