Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Sectet Promove Inovação e Tecnologia na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Secretaria apresenta ações e projetos que aliam educação, inovação e tecnologia de forma interativa para envolver alunos das escolas públicas

Por Raiana Coelho (SECTET)
17/08/2024 18h51

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) participa deste primeiro dia da  27ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar, em Belém, destacando a importância da inovação e da tecnologia na educação. O estande da Sectet teve grande movimentação, atraindo a atenção do público com um quiz de perguntas e respostas premiando o aluno vencedor, ao final. O espaço também contou com a exposição do projeto Caravana da Ciência e Tecnologia.

Para o titular da pasta, o secretário Victor Dias, a participação da Sectet na Feira Pan-Amazônica do Livro, é fundamental para destacar o papel central da educação e da tecnologia no desenvolvimento da nossa região. “O estande que apresentamos reflete o compromisso do governo com a inovação e o acesso ao conhecimento, elementos essenciais para o progresso social e econômico. Estamos aqui para fortalecer parcerias, compartilhar ideias e inspirar a próxima geração de líderes que transformarão o futuro da Amazônia”, pontua o gestor.

“Eu acho a iniciativa de aliar educação, inovação e tecnologia de forma interativa excelente por envolver crianças e jovens de escola pública. O governo do Estado está de parabéns pelo incentivo. Isso desperta nas crianças o desejo em conhecer mais e aprender na prática. Livros são importantes também aliado a pratica”, disse o servidor público Marco Faria.

O projeto, que percorre diversas regiões do Pará, foi apresentado com foco especial na robótica e na impressão 3D, tecnologias que vêm sendo utilizadas como ferramentas de ensino nas escolas técnicas. A interação dos visitantes com as demonstrações deixou claro o impacto positivo que essas tecnologias estão causando na formação dos estudantes.

A estudante do ensino fundamental, Luisa Farias, participou do experimento Van de Graaff, que é um aparelho que ensina sobre a eletrostática e deixa o cabelo do participante todo em pé. “Eu achei incrível! Eu senti meu corpo todo energizado e meu cabelo arrepiado” afirma.

Outro destaque foi à apresentação do aplicativo Eco Adventure, desenvolvido pelos alunos do segundo ano do curso técnico de informática da Escola técnica, Centro educacional Profissional Dom Aristides Pirovano. 

O aplicativo promove soluções sustentáveis e é fruto de um trabalho coletivo que une educação e tecnologia para enfrentar desafios ambientais na área de descarte. A tecnologia permite a criação de sistemas inteligentes que otimizam a coleta e reciclagem de resíduos, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, promove a conscientização e o engajamento da população por meio de soluções digitais. 

“Com a chegada COP 30 achamos importante envolver a tecnologia com o meio ambiente. O descarte é um tema bem sensível e usando o aplicativo, o usuário pode localizar pontos de descarte e também ofertar descarte de algum tipo de matéria. A listagem fica disponível para quem tiver interesse” diz a aluna e desenvolvedora, Manuela Souza. 


A Sectet aproveitou a oportunidade para divulgar o edital TechEmpreendedor, através da iniciativa Startup Pará. O programa visa acelerar os projetos e incentivar os empreendedores no setor de tecnologia, bioeconomia, biotecnologia e comunicação, oferecendo suporte e recursos para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. Ao passar para a segunda fase do edital, os empreendedores receberão o aporte financeiro no valor de até 80 mil reais. 

Com essas ações, a Sectet reafirma seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico do Pará, promovendo uma educação que vai além dos livros e que prepara as novas gerações para os desafios do século XXI. A participação na feira não apenas destacou os projetos já em andamento, mas também abriu portas para futuras parcerias e colaborações que prometem fortalecer ainda mais o setor de tecnologia paraense.

Texto de Carla Couto / Ascom Sectet