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EDUCAÇÃO

Seduc apresenta projetos pedagógicos no primeiro dia da Feira Pan-Amazônica do Livro

Estande da secretaria tem ação pedagógica da rede estadual com jogos, lançamento de livros, apresentações de projetos, entre outras iniciativas

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
17/08/2024 17h58

Com intensa ação pedagógica da rede estadual, jogos, palestras, lançamento de livros, apresentações de projetos, entre outros, estarão presentes no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na 27ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes que iniciou neste sábado (17), e vai até o dia 25 de agosto, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. 

Pela manhã, estudantes das Escolas Estaduais Pe. Francisco Berton, Américo Souza de Oliveira e Dona Helena Guilhon, marcaram presença no estande da Seduc. Professores, alunos e ex-alunos apresentaram os “Jogos ao redor do mundo”, desenvolvido na Escola Pe. Francisco Berton, com o intuito de mostrar, aos participantes da Feira, o projeto que envolve jogos de tabuleiro. 

“Bom, na verdade, quando o projeto se iniciou, quando eu fiz parte pela primeira vez, para mim foi muito importante, eu era muito tímida e através do projeto ele foi abrindo caminhos, ajudou no desenvolvimento da minha fala e no gosto pela leitura. Então, para mim, assim, o projetoabriu muitos caminhos, me ajudou a escolher a minha profissão hoje, que eu estou me formando em administração, então foi primordial. Estar mais um ano aqui na Feira e poder ensinar, trocar ideias com os visitantes é ótimo, pois isso também é um momento de lazer, assim como é um trabalho, é também uma distração”, conta Adriany Freitas, ex-estudante da Escola Pe. Francisco Berton. 

À tarde, a equipe escolar da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belém, juntamente com a participação dos estudantes, apresentaram o projeto “Literary Reading: Training Little (leitura Literária: Pequenos Leitores)”. A iniciativa visa levar a literatura para a sala de aula, com leituras bilíngues, português e inglês. 

“Eles têm mais motivação para aprender, quando aviso que é dia de aula no laboratório de informática, eles ficam animados e isso já é positivo, e também quando aviso que a aula vai ser sobre o projeto de literatura, então eles já sabem que vai ter um livro ali que a gente vai desmiuçar, aprender sobre os personagens, aprender sobre a história que está sendo contada. E é muito legal que eu dou a voz para eles e aí eles imaginam várias coisas, então, é bem legal a gente ver nesses avanços, as discussões, as conversas que a gente tem e eles, de fato, aprendem as palavras em inglês, conforme for o tema que está trabalhando ali”, disse Márcia Almeida, professora de Inglês. 

O estudante Nicolas Barroso, do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Barão do Rio Branco, que faz parte do projeto, conta que as aulas são divertidas. “É que todas as professoras sempre fazem algumas brincadeiras que ajudam a entender a matéria. Eu gosto muito do inglês, porque a gente vai poder conseguir se comunicar com outras pessoas de outros lugares e também é muito legal para poder fazer amigos”, conta o estudante. 

O dia também foi marcado por inúmeras ações da Coordenadoria da Educação de Jovens e Adultos e Correção de Fluxo (CEJACR). Na oportunidade, foram expostos projetos de unidades de referência da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com destaque aos projetos da EJA Socioeducativa. 

“Nós organizamos 11 projetos, com destaque para o EJA Socioeducativo, que é a escolarização para as crianças e adolescentes que estão em medidas cautelares, onde conseguimos trazer um aluno dentro desta modalidade. Outro destaque é com o EJA Personalizado, onde eles criaram uma metodologia para o ensino da alfabetização de alunos com Síndrome de Down. Eu vejo que a educação, ela passa por esse processo realmente de sentimento de pertencimento, quanto mais significativo o conteúdo for, mais produtividade nós vamos ver. Então, a gente consegue dar visibilidade a todo esse conjunto da educação”, afirma Ana Cláudia Neves, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (CEJACF). 

Os visitantes poderão conferir toda a programação no totem digital que estará no espaço, mas há ainda a opção de verificar por meio do site da Feira. 

CredLivro - O Programa CredLivro visa aprimorar o conhecimento pessoal e profissional dos servidores efetivos da Seduc, favorecendo o hábito de leitura e a melhoria da prática pedagógica. O crédito é de R$ 200,00 repassado pelo governo do Estado, com parceria do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Têm direito à bonificação os servidores efetivos pertencentes ao quadro do magistério, os ocupantes de cargos de diretor, vice-diretor e secretário escolar, e aqueles em cargos técnicos de bibliotecário, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, sociólogo, enfermeiro e nutricionista. Os servidores dos 144 municípios, com direito ao benefício, serão contemplados em Belém. 

O servidor efetivo que receber salário em outro banco pode solicitar, dentro da própria Feira, um cartão extra para utilizar nas compras. Basta procurar a equipe do "CredLivro" no Hangar e solicitá-lo, mediante apresentação de documento de identificação.

App Banpará Feira do Livro - Uma outra alternativa para receber o recurso é pelo aplicativo. A validação ocorrerá após o primeiro acesso dos beneficiários no aplicativo, na qual seguirá os passos abaixo: 

 1. Será solicitado o número de celular (de preferência com WhatsApp) para envio do código de validação.
2. Uma foto selfie
3. Fotos do documento de identidade RG ou CNH
4. Alteração da senha.

*A Seduc observa que o desbloqueio do limite ocorrerá, no máximo 30 minutos, após a validação.