Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMPRENSA OFICIAL

Editora celebra 5 anos com lançamentos e debate sobre obras de escritores paraenses 

Conversa sobre Dalcídio e Benedicto Monteiro, no domingo, 25, encerrará a participação da IOEPA na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Por Julie Rocha (IOE)
17/08/2024 09h15

Editora pública da IOEPA, celebra 5 anos de fundação e participação na Feira Pan-Amazônica do Livro e das MultivozesPresente em mais uma edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que abre as portas na noite deste sábado (17), no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), apresentará vinte lançamentos de autores paraenses. E, para marcar os cinco anos de fundação e participação consecutiva no evento literário, encerra sua programação com uma roda de conversa sobre Dalcídio Jurandir e Benedicto Monteiro.

A roda de conversa “Um sopro de liberdade” está programada para às 17h do último dia da Feira Pan-Amazônica do Livro, no domingo (25), com o debate “Dalcídio Jurandir & Benedicto Monteiro na Atualidade”, entre a pesquisadora das obras dalcidianas Regina Costa e a filha do escritor e jornalista Benedicto Monteiro, Wanda Monteiro. 

Para o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, trata-se de um momento muito importante para a literatura paraense, por aproximar dois grandes escritores da terra, de expressão nacional e internacional e que apresentam um trabalho muito rico para a pesquisa literária no estado do Pará.

Segundo o editor e coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, além do debate, serão apresentadas as obras que serão relançadas nos próximos meses pela Editora da Ioepa, dentro da linha de “Autores e Obras Fora do Catálogo”. “Teremos grandes lançamentos em todos os dias da Feira Pan-Amazônica, mas esse será um momento especial por se tratar de um resgate histórico das obras desses dois grandes expoentes da literatura paraense e nós não poderíamos deixar passar em branco nesses cinco anos de criação da Editora, o centenário de Benedicto Monteiro”, comemora.

Lançamentos - Em sua terceira edição, a obra autobiográfica “Faz por ti” registra a trajetória do lutador de artes marciais desde o início da carreira, enfatizando o otimismo nos momentos difíceis da vida. O atleta e autor Anderson Cleiton de Jesus Silva estará autografando a obra neste sábado (17), às 18h, no estande da Ioepa.

No domingo (18), serão lançados os livros “Sacramenta 100 anos”, às 15h, e “Amor(es)”, às 16h30, e na segunda (19), Catálogo Bric Brac (16h) e Tão longe, tão distante (18h). Na terça-feira (20), a Editora Pública lança as obras “História dos Vereadores”, às 16h30, e coleção “Juraci Siqueira”, às 19h30, com livros que retratam os 40 anos da trajetória do professor e cordelista paraense.

Entre os outros lançamentos, estão: “As poesias da Mulher” e “Efêmeras”, na quarta (21), às 17h e 19h, respectivamente; Revista Marielle, “Fantasmas do Casarão”, “Um grego agora nú” e “8 Lendas Paraenses” serão os lançamentos de quinta (22).

Serviço: A programação completa do estande da Ioepa na 27ª Feira Pan-Amazônica pode ser conferida no Instagram da Ioepa (@ioepaoficial) e da Editora Dalcídio Jurandir(@editoradalcidiojurandir). A Feira do Livro ocorre de 17 a 25 deste mês, das 9h às 21h, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.