Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO ESPORTIVO

Equipes conhecem Arena Estadual do Oeste do Pará antes do Campeonato de Futsal

Com apoio do governo do Estado, por meio da Seel, a competição reúne até domingo em Santarém atletas das categorias sub-11, sub-13 e sub-15

Por Gustavo Campos (SECOM)
15/08/2024 17h13

Equipes tiveram um dia para fazer o reconhecimento da quadra antes da competiçãoCom apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), as fases finais do Campeonato Paraense de Futsal, nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15, serão disputadas na Arena Estadual do Oeste do Pará "Professor Djalma Lima", em Santarém, no oeste paraense.

“É muito gratificante ver a Arena do Oeste do Pará sendo palco de eventos como este, e a Seel faz seu papel na realização deste campeonato, abrindo as portas da Arena para este evento, que incentiva o esporte amador em um espaço diferenciado, que está totalmente preparado para grandes eventos. Isso, certamente, fortalece a região Oeste do Estado, com um equipamento de excelência para acolher estas atividades”, ressalta a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Ana Paula Alves.

Com 5.500 metros quadrados de área construída, a Arena tem arquibancada para 5 mil pessoasA competição de base deveria começar nesta quinta-feira (15), mas após a desistência de algumas equipes a tabela precisou ser alterada, e os jogos ocorrerão nos dias 16, 17 e 18 (sexta-feira a domingo). Nesta quinta-feira (15), os atletas poderão fazer o reconhecimento da quadra.

"Tivemos que adequar a tabela para fazer todos os jogos em três dias, quartas de final, semifinais e finais. Como ficamos com a quinta-feira livre, combinamos com todos os times de reservar um horário para cada equipe fazer o reconhecimento da quadra. Temos uma belíssima Arena para receber a todos", informou o coordenador Técnico do Polo Tapajós da Federação Paraense de Futsal (Fefuspa), Laurimar Baía.

Raony Sousa, atleta do time Pulga, vai jogar em casa com o apoio da famíliaExpectativa - A primeira equipe a conhecer a quadra foi a Pulga, originária de Santarém, que disputa as três categorias. O atleta Raony Sousa, 15 anos, é ala do time sub-15, e joga futsal desde os seis anos de idade. Ele aprovou a oportunidade de fazer o reconhecimento da quadra e disputar as partidas decisivas na Arena Estadual do Oeste do Pará. "A expectativa de jogar em casa é muito grande, para fazer uma grande partida e avançar na competição. Quero que minha família venha me assistir, e que a gente possa fazer um bom jogo", disse Raony.

"Para nós, é a realização de um sonho poder jogar uma competição de base aqui. A gente fica muito feliz, e espera que seja só o começo das competições aqui. Parabenizo o governo do Estado, e tenho certeza que o 'Paraense' será um marco no futsal santareno", destacou o técnico e coordenador das categorias de base do time da Pulga, Ney Bendelack.

Jogos - As quartas de final do Campeonato Paraense de Futsal vão começar em Santarém a partir das 13h de sexta-feira (16), com a partida entre Paysandu e CB Sport, na categoria sub-15. Depois, o Marina joga com o Clube do Remo, pelo sub-13. Encerrando as disputas do dia, Pulga e CDMI se enfrentarão, também no sub-15.

Com a desistência de outras equipes, a categoria sub-11 será disputada direto na fase semifinal, com os jogos entre Clube do Remo e Marina, e Pulga e Paysandu, marcados para o sábado (17).

Seguindo a tabela, no sub-13 as equipes do Paysandu, Pulga e Esmac também já avançaram à semifinal, esperando apenas o quarto time. No sub-15, Marina e Remo estão garantidos entre os quatro melhores da competição.

Infraestrutura - Com capacidade para eventos esportivos e culturais, dentro de padrões internacionais de infraestrutura, a Arena do Oeste do Pará conta com uma área construída de 5.500 metros quadrados.

O espaço inclui salas administrativas, banheiros, vestiários, lanchonete, estacionamento, duas bilheterias, recepção, saguão de entrada, setor de apoio ao turista e arquibancada para 5 mil pessoas.