Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Leste registra mais de 1.800 consultas em cardiologia

Unidade é referência na região no tratamento da especialidade

Por Ascom (Ascom)
15/08/2024 11h41

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado em Paragominas, nordeste paraense, destaca-se como referência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais complicações da hipertensão arterial. E, e em alusão ao “Dia do Cardiologista”, celebrado na quarta-feira (14), o hospital destaca o atendimento ambulatorial especializado em cardiologia, área responsável pelo tratamento da hipertensão arterial e suas possíveis comorbidades. 

Somente entre janeiro e julho deste ano, foram realizadas mais de 1.800 consultas cardiológicas, evidenciando a relevância desse serviço. O médico cardiologista do HRPL, Wallace Zappa Tavares, explica que, no Brasil, doenças relacionadas à saúde cardiovascular são a maior causa de mortalidade.

“Atuamos para tratar os distúrbios cardiológicos de forma ambulatorial, bem como na realização de exames que auxiliam no diagnóstico. Entendemos que a prevenção é a melhor forma de remediar, portanto, além das consultas é de suma importância evitar maus hábitos, como a má alimentação, o tabagismo, alcoolismo, sono deficiente, sedentarismo e estresse elevado; que podem levar a problemas muito sérios, pois são fatores que contribuem para uma má qualidade de vida”, pontuou o profissional. 

Ele acrescenta que o hospital propicia a realização de uma gama de exames, que favorecem o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares: 

• Eletrocardiograma: o exame visa avaliar o ritmo do coração, identificando distúrbios na condução elétrica, sobrecargas ou mesmo alterações no funcionamento; 
• Teste de esforço: também conhecido como teste ergométrico, o exame analisa o desempenho cardiovascular durante esforço físico; 
• Ecocardiograma: esse exame consiste em uma ultrassonografia para avaliar o tamanho do coração, a quantidade de sangue bombeado, espessura das paredes do órgão e movimento nas válvulas cardíacas; 
• Mapa 24h: auxilia o seu médico a diagnosticar hipertensão e avaliar a eficácia do seu tratamento durante a vigília e o sono; 
• Holter: é um exame de monitoramento contínuo do ritmo cardíaco realizado, através de um aparelho portátil que o paciente utiliza por um dia inteiro.  

A usuária do HRPL Josefa Maria da Conceição, de 71 anos e que possui hipertensão arterial, comenta que a unidade hospitalar dispõe de profissionais capacitados e atenciosos. Além disso, ela conta um pouco sobre seu diagnóstico e cuidados que adotou. 

“Descobri a pressão alta a partir de uma dor de cabeça terrível. Fiz alguns exames a pedido do cardiologista e comprovou o diagnóstico. Depois disso procurei me alimentar melhor e fazer caminhadas. Além disso, evito situações e lugares que possam me causar estresse”, disse a aposentada. 

Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares incluem o tabagismo, o colesterol elevado, que pode se acumular e formar placas de gordura nas artérias, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes. Pessoas com diabetes têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

Serviço:

O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.

Texto de Pedro Amorim