Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Centro de Inovação completa 500 dias de atividade no município de Santarém

Iniciativa oferece capacitação e serviços especializados para empreendedores e empresários da região

Por Raiana Coelho (SECTET)
14/08/2024 18h33

O Centro de Inovação Aces Tapajós (CIAT) completou 500 dias de atividade no município de Santarém, oeste paraense. Ao longo desse período foram mais de 30 eventos direcionados ao empreendedorismo, inovação e bioeconomia, que contou com a participação de quase 1.300 pessoas no espaço, que é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

"A parceria entre o Governo do Estado, Fundação Guamá e Aces, transcende os investimentos em infraestrutura física. O CIAT tem alcançado a sociedade implementando estratégias que impactam diretamente a qualidade e a escala dos negócios na região. É importante destacar que o CIAT é uma extensão do PCT Guamá na região do Tapajós, oferecendo acesso a laboratórios e mais de 90 mentorias. Com isso, estamos otimizando a cadeia produtiva dentro do próprio estado e garantindo que a inovação e o desenvolvimento cheguem a todos", reforça Victor Dias, titular da Sectet.

Em pouco mais de um ano, 10 empresas foram qualificadas por meio do Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas (PCDE), com orientações para ideação, operação, tração e escala dos negócios, e ainda 16 stakeholders, públicos de interesse das empresas, conectados ao ecossistema. "Participamos do edital de qualificação técnica oferecido pelo Centro, e a partir dela, nossa empresa expandiu, cresceu, criando novos processos e sempre orientada pelo modelo de ensino do CIAT. Agradecemos muito ao Centro, e temos muito orgulho de fazer parte desse processo", comenta Renata Sato, empresária no município.

O Centro realizou também 123 atendimentos no espaço, e atualmente dezenas de empresas estão em processo de capacitação com o Selo Guamá, iniciativa que busca sistematizar a transformação de ideias em produtos ou serviços inovadores, com base em modelos e normas nacionais e internacionais da área de gestão da inovação.

Primeiro espaço de inovação no oeste do Pará

O CIAT é o primeiro ambiente de inovação na região oeste do Pará, localizado no município de Santarém. O titular da Sectet, fala sobre os objetivos e o potencial do ambiente para a região. "A missão é transformar o cenário local por meio de investimentos que promovem a inovação em produtos, serviços e processos. Nosso objetivo é impulsionar a competitividade regional, fomentar o crescimento econômico e gerar empregos e renda, sempre com um olhar atento à sustentabilidade. Este primeiro ano é uma prova do potencial que ainda podemos alcançar. O futuro da nossa região é promissor, e o CIAT continuará sendo um motor de inovação e desenvolvimento".

O local oferece espaço coworking, serviços especializados, eventos de apoio à exportação, oficinas, matchmaking com investidores públicos e privados, capacitação e certificação para empreendedores e empresários da região. "A dinâmica colaborativa desses espaços propicia uma fusão única de diversidade profissional, flexibilidade operacional e estímulo à inovação. Profissionais de diferentes setores compartilham conhecimentos, promovem o networking e geram um ambiente propício ao desenvolvimento de ideias inovadoras", acrescenta Daniel Nunes, coordenador do espaço.

O Centro é administrado pela Fundação Guamá, que atua na área de ciência, tecnologia e inovação. "Consideramos estratégico para o desenvolvimento do Pará e de toda a região amazônica a disponibilidade de um Centro de Inovação, instalado em Santarém. Estamos muito contentes com os resultados obtidos até agora, e a experiência tem gerado oportunidades transformadoras para todos os envolvidos", enfatiza Rodrigo Quites, diretor presidente da instituição.

O ambiente de inovação tem ainda parceria com a Associação Comercial Empresarial de Santarém (Aces), entidade que reúne aproximadamente 400 empresas, e atua no desenvolvimento sustentável da região oeste. “Celebramos o primeiro ano de atividades com conhecimento sobre a cultura da inovação e entregas inéditas para a região do Baixo Amazonas. Enquanto entidade representativa da classe empresarial, sabemos do celeiro de bons negócios, que é a nossa região. É um começo de uma longa jornada, que seguramente, trará resultados positivos para matriz econômica do nosso Estado”, afirma Alexandre Chaves, presidente da Aces.

Outra vantagem do CIAT, é a conexão com os serviços dos laboratórios e empresas do PCT Guamá. "Entendemos que o papel do PCT Guamá, que hoje é o único parque tecnológico efetivamente implantado e em operação em toda a Amazônia brasileira, não pode se restringir à região onde está instalado fisicamente, isto é, em Belém. Assim, temos tido a oportunidade de conectar empresários da região oeste do Pará com serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação, além de proporcionar serviços dos laboratórios do PCT Guamá naquela região", acrescenta Rodrigo.

Texto: Ascom Fundação Guamá