Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Oficial da PM do Mato Grosso profere palestra para agentes da Segup

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/11/2015 19h34

Nesta terça-feira (17), no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil, policiais civis e militares assistiram à palestra do integrante da Ronda Tática Móvel (Rotam) da Polícia Militar do Mato Grosso capitão Lucélio França. O militar, que coordena o Núcleo de Inteligência da Rotam do MT, falou sobre a evolução do trabalho da PM daquele Estado no combate ao roubo de bancos. O comandante de Operações Especiais da PM do Pará, major Kleverson Firmino, comentou a palestra em alguns momentos.

Segundo o oficial da PM mato-grossense, por conta das dificuldades de combater de forma eficaz os ataques às agências bancárias, a polícia teve de mudar as estratégias e a maneira de olhar os fatos. O primeiro ataque a uma instituição bancária, na modalidade “vapor”, foi registrada em 1998. Segundo levantamento do Núcleo de Inteligência da PM do MT, as ocorrências relacionadas às agências do Banco do Brasil aumentaram entre 2008 e 2011.

“Fatores determinantes, como as mortes de militares durante os assaltos, foram decisivos para nos obrigar a repensar nossas estratégias”, disse o capital Lucélio. As mortes ocorreram nos anos de 2001, 2006 e 2008. Numa delas, em Campinápolis, um soldado foi alvejado dentro de um carro. “Hoje estamos mais precavidos e preparados”. Treinamentos em outros Estados, análise nas ações dos assaltantes e a parceria com o Ministério Público foram medidas tomadas durante o processo de melhoria do combate a esses assaltos violentos.

A palestra integrou a agenda do Programa de Redução da Criminalidade, na edição deste mês, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O titular da Segup, Jeannot Jansen, e demais dirigentes, entre eles o delegado geral, Rilmar Firmino, o comandante da Polícia Militar, coronel Roberto Campos, e o secretário adjunto de gestão operacional, coronel Hilton Benigno, acompanharam a palestra.

“Já estávamos investindo em capacitação para nossas tropas, tanto que oficiais e praças participaram do curso de patrulhamento em ambientes rurais, este ano, oferecido pela PM do Mato Grosso”, disse o coronel Roberto Campos. Delegados e oficiais da PM acompanharam atentos as experiências e a nova forma de trabalho dos grupamentos especiais da Polícia do Mato Grosso. Para o superintendente da Polícia Civil na região Araguaia, delegado Antônio Miranda, “as informações são importantes de serem divididas, pois somam aos trabalhos já feitos, as análises antes, durante e após os assaltos”.