Mais de 200 servidores concluem Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública
Formação foi realizada em três polos do Estado: Santarém, Marabá e Marituba, na Região Metropolitana de Belém
Na manhã desta quarta-feira (14), 216 agentes de segurança das esferas estadual e municipal participaram da solenidade de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, ocorrida em Belém, e transmitida para os polos de Santarém e Marabá. A qualificação promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), formou a segunda turma da graduação, integrada por agentes das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito, agentes de trânsito municipais e guardas municipais.
A formação foi realizada em três polos do Estado: Santarém, Marabá e Marituba na Região Metropolitana de Belém, com início em março de 2022 e término em agosto de 2024, com 23 disciplinas lecionadas e carga horária de 1.700 horas/aulas totais, na modalidade de ensino a distância (EAD), garantindo mais conhecimento técnico para o melhor exercício das funções desempenhadas em favor da população.
Presente na solenidade realizada no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Belém, o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, André Costa, enfatizou a importância dos investimentos na qualificação contínua do efetivo, sempre de forma integrada, a exemplo da turma que reuniu policiais militares, civis, científicos e penais, assim como agentes de trânsito do Estado e guardas municipais, demonstrando que não há uma separação e sim a integração das forças.
“Estamos participando de um momento integrador, baseado no que a atual gestão preconiza, que é o tripé dos três 'Is' da segurança pública, que são: inteligência, investimento e integração. E esse curso trouxe consigo justamente essa junção de fatores, pois nós temos investimentos no ser humano, em inteligência e conhecimento que todos aqui desenvolveram ao longo desses mais de dois anos de curso. Então hoje, quero primeiramente parabenizar cada um que se dispôs a participar, sabendo que na segurança pública, jamais saberemos o todo, pois a cada dia é um novo aprendizado. Portanto, o conhecimento que foi produzido ao longo desse tempo, vai justamente nos levar a um nível acima na segurança pública. Pois não podemos jamais achar que onde estamos, já está bom, e sim que sempre temos algo para melhorar”, disse André Costa.
O secretário adjunto acrescentou ainda: “Costumo dizer que, na segurança pública todo dia a gente tem uma batalha a vencer. Para isso, a gente sempre busca evoluir, se reinventar, aprimorar e melhorar. Não somente no aspecto operacional, administrativo, mas principalmente no intelecto, formação e especialização. Continuem estudando, trabalhando, interagindo entre vocês, porque a segurança pública se faz com cada braço, perna e cérebro que está aqui dentro deste auditório e pode interagir, buscar soluções, metodologias, mas principalmente um futuro melhor para a sociedade paraense”, enfatizou.
O curso, nesta modalidade, representa, além do aprimoramento profissional, a oportunidade do curso superior para os agentes, inclusive de várias regiões do Estado, como destaca o diretor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, cel. PM Walder Braga.
“Esta segunda turma do curso teve como diferencial a facilidade de reunir agentes de várias regiões que puderam cursar o ensino a distância, e ainda, integrar várias forças do sistema estadual e também municipal de segurança pública, favorecendo o contexto da integração, a troca de experiências com o fortalecimento da relação institucional, e assim, as ações desenvolvidas no Pará. Portanto parabenizo a todos os comandos do órgãos, aos formandos e seus familiares e também aos nossos professores e demais servidores do Iesp, agradeço todo o apoio e empenho nas ações e formações que o instituto já realiza há 24 anos”, concluiu.
Polos - O Polo Marituba teve a solenidade realizada no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Belém, com 174 formandos e seus familiares. Do local, a solenidade foi transmitida aos Polos de Santarém e Marabá, onde foram conduzidas pelos colaboradores dos regionais.
Em Santarém, a solenidade que marcou a formação de 18 agentes de segurança pública estadual e municipal, ocorreu no auditório do Centro Regional do Oeste do Pará, com a presença do comandante do Grupamento do Bombeiro Militar, tenente-coronel Piquet, que conduziu o evento e recebeu os formando e convidados. Sendo deste polo, o primeiro lugar geral no curso, o sargento BM Romário Santos.
Enquanto que no auditório do CPR da Polícia Militar de Marabá, 27 alunos concluíram a formação, entre policiais e bombeiros militares, guardas municipais e agentes de trânsito, sendo conduzida pelo CB PM P. Cruz.
Para José Castro Júnior, auxiliar do Departamento Estadual de Trânsito, segundo colocado no Curso do Polo Marituba, a qualificação permite aos agentes de segurança pública, de forma geral, uma visão mais abrangente, mais intelectual, mais acadêmica do ponto de vista não só de operação, mas também da segurança, no sentido de expandir a visão.
“Nós não ficamos focados somente na operação, na ação, mas acabamos tendo a possibilidade de pensar, planejar, estudar, pesquisar sobre ações que venham contribuir com a segurança pública de forma mais inteligente, qualitativa e tendo como consequência para a sociedade um serviço de excelência muito técnico e muito profissional”, afirmou.
Nível superior - O projeto pedagógico do curso, que teve a segunda turma concluída, foi aprovado através da resolução n° 396 - Consup, de 15 de junho de 2021, e atendeu às normas da lei n° 9.394, de 20 dezembro de 1996, do conselho nacional de educação.