NGTM inicia a escavação das fundações do viaduto da Mário Covas em Ananindeua
Com o equipamento, serão criados corredores alternativos de tráfego que irão melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém
O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) começou nesta segunda-feira, 12, as escavações das fundações do viaduto localizado na Avenida Três Corações com a Mário Covas, em Ananindeua. Além disso, o órgão também trabalha na construção de outro viaduto situado no cruzamento da Mário Covas com a Independência. O objetivo é criar corredores alternativos de tráfego para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém.
Conforme o GTM, foi instalada uma máquina perfuratriz na Avenida Mário Covas para realizar o processo de escavação de duas estacas de apoio. No projeto, o equipamento terá ainda um pilar central de sustentação localizado no cruzamento e outras duas estacas de apoio na Avenida Três Corações.
A escavação terá cerca de 26,5 metros de profundidade. Após esse procedimento, será colocada a armadura de aço e concreto na estrutura. A previsão é de que o viaduto seja entregue em maio de 2025.
Conforme explica a diretora geral do NGTM, Leila Martins, as fundações são um marco importante para a obra deste viaduto, considerado estratégico no programa de mobilidade. "Com a alça do viaduto ligando as avenidas Três Corações e a Mário Covas, será possível a livre conversão à esquerda para a saída da Três Corações em direção a BR-316, permitindo uma maior fluidez a um ponto crítico de circulação de Ananindeua".
Dois novos viadutos em Ananindeua
Obra executada pelo Governo do Pará, a construção dos novos viadutos em Ananindeua iniciou após estudos do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) que busca melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém, com a criação de corredores alternativos para o tráfego entre a BR-316 e o centro da capital paraense.
Os novos viadutos estão situados nos cruzamentos da: Avenida Independência com a Mário Covas e Avenida Três Corações com a Mário Covas. Eles medem entre 350 a 400 metros. Além destes, outros dois viadutos já estão em construção pelo NGTM na rodovia BR-316 com a Avenida Independência e Alça Viária.