Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARAJÓ

Governo inaugura agência do Banpará e entrega cheques moradia em Soure

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/11/2015 15h17

O município de Soure, no arquipélago do Marajó, vai receber a primeira agência do Banpará nesta quinta-feira, 19. A inauguração será feita pelo governador do Estado, Simão Jatene, e contará com a presença do diretor-presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim, do Diretor de Crédito, Jorge Antunes, além de autoridades locais e estaduais. A nova agência seguirá a tendência moderna, confortável e equipada com tecnologia para desenvolver a economia do município, levando crédito e serviços para a população. O Banpará já possui agência em Salvaterra, também no Marajó. Com a inauguração da agência de Soure, o atendimento na região ficará mais completo.

Ainda em Soure, Simão Jatene irá entregar cerca de 180 cheques moradia a população local. Isso representa um investimento de R$ 1.934.500,00 em recursos públicos. O Programa Cheque Moradia integra a política habitacional desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Cohab (Companhia de Habitação do Estado), que ao longo de 12 anos de existência consolidou-se como um importante instrumento de combate ao déficit e inadequação habitacional, dando às famílias paraenses a possibilidade de construir, reformar ou ampliar suas moradias, por meio de transferência de renda.

O benefício possibilita que as famílias comprem todo o material de construção. A mão de obra fica por conta do beneficiário. Desde que foi criado, em 2003, o Programa Cheque Moradia já beneficiou mais de 58 mil famílias em todo o Estado, incluindo servidores públicos, movimentando mais de R$ 433 milhões em recursos públicos. Só neste ano de 2015, mais de nove mil famílias já foram contempladas com o programa, que tem como meta chegar a 12 mil beneficiados, até o final do ano.

O Cheque Moradia foi reconhecido como política pública estadual pela Lei nº 7.776, em dezembro de 2013, e tem como objetivo possibilitar às famílias com renda de até três salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade social, construir, ampliar ou reformar a casa. A contratação e o pagamento da mão de obra ficam sob a responsabilidade do beneficiário.