Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Hospital Geral de Tailândia registra aumento de 12,30% no número de cirurgias

HGT presta serviços às cidades de Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tomé-Açú e Tailândia, além de outras cidades vizinhas

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
13/08/2024 17h07

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) registrou aumento significativo de 12,30% nos procedimentos cirúrgicos, realizados no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2024, foram realizadas 1.853 cirurgias, em contraste com 1.650 no primeiro semestre de 2023. Esse crescimento reflete os esforços contínuos da gestão para aprimorar as capacidades cirúrgicas e expandir os serviços, garantindo um atendimento de qualidade à comunidade.

Pertencente ao 6º Centro Regional de Saúde (CRS), o HGT presta serviços à microrregião de Tomé-Açu, no nordeste paraense, incluindo as cidades de Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tomé-Açu e Tailândia, além de outras cidades vizinhas. A unidade realiza cirurgias em especialidades como cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia.

O médico e diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira, detalha que a expansão no número de cirurgias é resultado de uma combinação de fatores. Ele explica que, além do aumento na produção de procedimentos cirúrgicos, a realização de mutirões e a implementação de novos fluxos internos foram fundamentais para alcançar esse crescimento.

“O nosso Centro Cirúrgico (CC) conta com três salas operatórias em funcionamento diário para atender às demandas dos nossos pacientes. Para ampliar o volume de cirurgias, implementamos diversas ações, incluindo a atualização dos exames dos pacientes na lista de cirurgias eletivas e o aumento no número de agendamentos para essas cirurgias, considerando o absenteísmo”, observou o gestor.

O profissional acrescentou ainda que houve o aprimoramento do processo de confirmação de internação dos pacientes com a equipe de atendimento e, quando há impossibilidade relatada pelo paciente, a equipe entra em contato com o próximo da lista para garantir a continuidade dos procedimentos.

De acordo com Marcello, os procedimentos cirúrgicos mais frequentes no HGT, durante o período, incluíram partos cesarianos, osteossíntese, hernioplastia e colecistectomia.
Neste ano, o HGT também incorporou a cirurgia de laqueadura tubária periumbilical, um procedimento relativamente simples que pode ser realizado no pós-parto vaginal. 

A médica obstetra Ana Paula dos Reis, do HGT, explica que, após o parto, o útero da mulher está aumentado de volume e situado próximo ao umbigo, facilitando o acesso às tubas. “O parto vaginal apresenta menos riscos de sangramento aumentado, infecção e complicações anestésicas. Além disso, promove uma amamentação mais fácil e reduz a taxa de desconforto respiratório no bebê”, destaca a especialista.

A realização do procedimento depende principalmente da paciente assinar e preencher  o termo de consentimento 60 dias antes do parto, conforme os novos critérios da Lei 14.446, que exige que a paciente tenha mais de 21 anos ou, se tiver menos de 21, que tenha pelo menos dois filhos. Também são avaliadas as condições clínicas maternas. “A paciente deve manifestar seu desejo durante o pré-natal para garantir que o termo seja preenchido e assinado no prazo legal. É essencial que ela esteja bem informada sobre todos os métodos disponíveis e decida, após conhecer todas as opções, se a laqueadura é a melhor escolha para ela”, concluiu a especialista.

Dados - Em 2023, o Hospital Geral de Tailândia realizou um total de 3.592 procedimentos cirúrgicos, com uma média mensal de 299. O número de consultas médicas ambulatoriais também apresentou um aumento significativo, passando de 5.519 em 2023 para 5.837 em 2024. Muitas dessas consultas estão diretamente vinculadas aos procedimentos cirúrgicos, incluindo avaliações pré-operatórias e pós-operatórias essenciais para o acompanhamento e sucesso dos tratamentos.

O paciente Emanoel do Santo, de 44 anos, internado na Clínica Cirúrgica do HGT desde o último dia oito deste mês. Ele sofreu um acidente enquanto trabalhava, caindo do telhado e fraturando as duas pernas. O eletricista  expressou sua gratidão pelo atendimento que vem recebendo no HGT.

"Eu estava montando um sistema solar quando acabei caindo. Rapidamente, o Samu me resgatou e me trouxe para o HGT. Quando cheguei, o atendimento da equipe foi muito rápido; já começaram a fazer os primeiros atendimentos, e em menos de duas horas, eu já estava realizando a cirurgia. Eu nunca havia sido internado antes, mas a experiência aqui no HGT foi tranquila, segura e de qualidade. O atendimento está sendo excelente, talvez nem se eu estivesse pagando receberia esse cuidado", finalizou o paciente, que mora no Bairro Centro, em Tailândia.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.