Pronto-Socorro Dr.Roberto faz triagem para cirurgias de varizes que começam nesta quarta-feira
Após a avaliação médica, os aptos serão submetidos à cirurgia na quarta-feira e no próximo sábado
"Quero voltar a ter as minhas pernas bonitas e saudáveis novamente. Sei que assim ficarão, depois da cirurgia. Desde os 15 anos, sofro com varizes nas pernas. Naquele tempo, eu passava muita vergonha, pois para mim era uma questão de estética. Fiz o procedimento pela primeira vez, há 7 anos. Hoje não preciso fazer a cirurgia devido à aparência, mas pela minha saúde; minhas pernas doem muito", relata Jucirene do Socorro Alves Ferreira, de 51 anos.
A paciente, que mora no bairro do Jurunas é uma das pessoas que compareceram ao Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) nesta segunda-feira, 12, para consulta ambulatorial no Serviço de Cirurgia Vascular da unidade do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Situado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, o Pronto-Socorro já iniciou o processo pré-operatório da realização das cirurgias do Serviço de Cirurgia Vascular, sendo um dos perfis assistenciais do Hospital, com consultas de triagem feitas pela cirurgiã Vascular, Karlene Silva.
"Estamos fazendo as consultas de triagem para iniciarmos as cirurgias de varizes nesta semana. A partir de agora, daremos continuidade com essas cirurgias aqui no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo", informa a especialista.
Conforme a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital, Alessandra Trindade, esses pacientes estão sendo regulados pela Central Estadual de Regulação através do Sistema Estadual de Regulação - SER, da Sespa. No NIR é feita a triagem para admissão e o acionamento desses pacientes para um ambulatório pré-cirúrgico, onde passam pelas consultas com especialista. Ela explica todo o processo após a chegada no PSRM e informa sobre a periodicidade das cirurgias.
"A equipe de cirurgia vascular avalia os pacientes aptos e o NIR agenda para poder fazer o procedimento no nosso hospital. Após o procedimento e a alta, é realizado o agendamento do retorno em ambulatório pós-cirúrgico. Nesta segunda, realizamos consultas de triagem para o procedimento de varizes. Após a avaliação médica, os aptos serão submetidos à cirurgia na quarta-feira e no próximo sábado. A partir da próxima semana, a equipe do Serviço de Cirurgia Vascular passará a realizar essas cirurgias em três dias", informa a enfermeira.
"Hoje demos mais um importante passo no Serviço de Cirurgia Vascular. A realização das cirurgias de varizes que serão feitas nesta semana, além de diminuir a demanda existente, proporcionará qualidade de vida às pessoas que aguardavam pelo procedimento. A partir de agora, a nossa equipe de cirurgiões vasculares está à disposição para atender os pacientes de todo o Pará, que serão admitidos na nossa unidade via Central de Regulação da Sespa, por meio do Sistema Estadual de Regulação", destaca o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros.
Texto: Joelza Silva