Hospital Regional do Sudeste oferece orientações sobre alimentação a pacientes renais
Uma dieta adequada ajuda a controlar níveis de eletrólitos no sangue, reduzir a carga sobre os rins e melhorar a resposta ao tratamento
Hospital da rede pública estadual de saúde oferece acompanhamento integral para melhorar a qualidade de vida dos pacientesCrislane Ribeiro de Oliveira, 31 anos, é uma das pacientes do Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Moradora de Eldorado do Carajás, município da mesma região, ela recebe diariamente orientações nutricionais especializadas, que auxiliam na recuperação e promovem bem-estar, assim como os mais de 90 pacientes em tratamento renal.
"Manter uma dieta equilibrada é essencial para o meu tratamento. As orientações da nutricionista me ajudaram a fazer escolhas alimentares adequadas, impactando positivamente na minha saúde. Desde que iniciei meu tratamento no Hospital, há 10 meses, sigo rigorosamente essas orientações e tenho me sentido muito bem", informou Crislane.
No Centro de Hemodiálise da unidade do Governo do Pará, uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde, trabalha em conjunto para oferecer aos pacientes renais orientações alimentares, que ajudam amenizar os efeitos negativos da doença.
Maria de Nazaré Oliveira, 63 anos, também moradora de Eldorado, realiza há seis meses hemodiálise da instituição, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
"Antes de começar a seguir a dieta recomendada eu sentia uma grande dificuldade em controlar os níveis de potássio e fósforo. Agora, com o acompanhamento nutricional, tenho conseguido manter esses níveis sob controle, e me sinto muito melhor", contou a usuária.
Orientações - A nutricionista Débora Sousa Lima, que atua no serviço de hemodiálise do Hospital Regional de Marabá, enfatizou a importância do acompanhamento contínuo para garantir a adesão dos pacientes às recomendações dietéticas e ajustes necessários.
“O acompanhamento nutricional é um trabalho colaborativo. Atuamos em conjunto com médicos e enfermeiros, para assegurar que todos os aspectos do tratamento estejam perfeitamente alinhados. A educação alimentar e o suporte contínuo são cruciais para que os pacientes alcancem melhores resultados e melhorem a qualidade de vida”, ressaltou a nutricionista.
A profissional disse ainda que “uma dieta adequada pode ajudar a controlar níveis de eletrólitos no sangue, reduzir a carga sobre os rins e melhorar a resposta ao tratamento. Além disso, contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e outros problemas associados à insuficiência renal”.
Sala de diálise do HRPS, com capacidade para atender 20 pacientes em três turnosO Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Marabá é referência em nefrologia para mais de 1 milhão de pessoas, de 22 municípios da região de Integração Carajás. O espaço moderno conta com salas de observação, consultórios ambulatoriais e sala de diálise com 20 cadeiras, para sessões em três turnos, de segunda-feira a sábado.
Cinco orientações para pacientes renais:
- Controle da ingestão de sódio: reduza o consumo de alimentos processados e salgados, para evitar a retenção de líquidos e hipertensão;
- Monitoramento do potássio: escolha alimentos com baixo teor de potássio e evite frutas e vegetais ricos nesse mineral, como bananas e batatas, para prevenir desequilíbrios;
- Adequação das proteínas: consuma proteínas de alta qualidade em quantidades controladas, conforme a orientação de seu nutricionista, para evitar a sobrecarga dos rins;
- Hidratação balanceada: beba líquidos conforme a orientação médica, para manter a hidratação adequada sem sobrecarregar os rins. É essencial seguir também as restrições específicas de ingestão de líquidos, e
- Escolhas alimentares equilibradas: opte por uma dieta rica em vegetais, grãos integrais e fontes de energia saudáveis, ajustada às necessidades específicas e às recomendações médicas.
Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.