Realizado em parceria com a Uepa, III Fórum Araguaiano recebe submissão de trabalhos
Evento aceita trabalhos até o próximo dia 20 com discussões socioambientais
Com o tema "O Desenvolvimento Sustentável da Amazônia em tempos de COP 30: Ecologia, Política e Movimentos Sociais”, a terceira edição do Fórum Araguaiano: Pesquisa, Território e Direitos Humanos recebe trabalhos nas modalidades relato de experiências e trabalhos técnicos científicos, sempre com ênfase nas regiões sul e sudeste do Pará. A submissão gratuita deve ser feita até o próximo dia 20, por meio do site do evento, onde os interessados podem acessar também os templates nos quais devem ser submetidos os textos.
Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o III Fórum Araguaiano será realizado em formato híbrido, de modo on-line e presencial, no município de Conceição do Araguaia. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia (GPTECA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e pelo Espaço Memória Conceição do Araguaia, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Extensão e Desenvolvimento Rural na Amazônia (GPEDRA) do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Conceição do Araguaia, o III Fórum envolverá diversos ambientes de divulgação de resultados científicos, de aprendizagens, de troca de saberes e práticas, em múltiplos formatos.
As dimensões originárias de base do Fórum focalizam os seguintes aspectos: a importância histórica e geográfica de Conceição do Araguaia; Araguaia, microcosmos da Amazônia e a realidade territorial em debate. Entre os formatos previstos para a programação estão: palestras, mesas temáticas, feira agroecológica e programação cultural. A organização do evento acredita que a transmissão on-line, através do Canal do Fórum no YouTube, irá viabilizar a transmissão pública das atividades para outras regiões da Amazônia e do país.
“Desde a ‘periferia da periferia’ (parafraseando Haesabert, 2010) e em meio à diversidade territorial araguaiana, é que propomos pensar o mundo, enfatizando duas temáticas tão essenciais quanto caras em nossa região, que são as lutas por Terra/Território e por Justiça Social, culminando na luta pelos Direitos Humanos, traduzidos para o cotidiano na forma de Dignidade e Bem Viver”, afirmam os organizadores
O Fórum Araguaiano, desde o ano de 202, procura realizar o debate sobre estas questões, promovendo o debate sobre os Direitos Humanos numa região onde estes sempre foram inexistentes ou relativizados os desafios do mundo atual na América Latina, no Brasil, na Amazônia e, especialmente, no Sudeste do Pará e regiões limítrofes que conformam o “Bico do Papagaio” (Tocantins, Maranhão, Goiás e Mato Grosso), por onde avançam as fronteiras agrícola e mineral.
Na segunda edição do evento, em 2023, o Fórum ocorreu na Uepa, campus VII, com palestrantes de universidades brasileiras como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo como destaque a participação de indígenas do povo Mebengokré-Kayapó, da Aldeia Las Casas. Este ano, a programação será realizada no campus do IFPA, campus de Conceição do Araguaia.