Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Atividades gratuitas nas Usinas da Paz fortalecem vínculo entre pais e filhos 

Com mais de 70 serviços, as UsiPaz também são espaço de convivência para toda a família

Por Matheus Rocha (SEAC)
10/08/2024 12h35

Desde 2021, as Usinas da Paz se consolidam com um dos mais bem sucedidos programas de promoção da cidadania no País, transformado a vida de milhares de pessoas por meio de ações e serviços gratuitos, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

Com estruturas modernas e mais de 70 serviços gratuitos, as Usinas da Paz são espaços de referência para moradores de Belém e do interior. Já fazem parte do cotidiano da população, incluindo pais e filhos que encontram nos complexos do Governo do Pará locais onde podem, juntos, buscar atendimento, aprendizado e diversão.

Transformação - Morador do bairro do Jurunas, em Belém, o técnico em Segurança do Trabalho Marcelo Tenório afirmou que teve a vida transformada pela Usina da Paz. Pai do menino Emanoel, 5 anos, Marcelo destacou o atendimento recebido na UsiPaz durante a busca por atendimento e qualidade de vida para o filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), hiperatividade e transtorno do déficit de atenção grau 2.

“A Usina tem nos ajudado com orientações e atendimentos. Aqui nos sentimos acolhidos e respeitados. Encontramos apoio, força e inclusão, porque ainda percebemos muito preconceito e descriminação com as famílias atípicas. Graças a Deus, o meu filho melhorou. Hoje, ele se comunica e está bem assistido”, contou Marcelo, quando aproveitava uma tarde de lazer com a família na UsiPaz.

Outro pai que também coleciona momentos com o filho na Usina da Paz Jurunas/Condor é o motoboy Rafael Mendes. Sempre que pode, ele aproveita a estrutura do complexo com a família. “É muito bom ter esse espaço, já que antes não tinha nada aqui no bairro. Hoje, eu posso trazer meu filho aqui todas as tardes para brincar, já que moro aqui perto. É um lugar de segurança”, garantiu.

Atualmente, já estão em funcionamento nove Usinas da Paz, sendo sete na Região Metropolitana de Belém (nos bairros Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, e nos municípios de Ananindeua e Marituba), e duas na região sudeste, nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás. O Estado avança as obras em mais 28 unidades, em várias regiões.

De acordo com a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a expectativa é que, até o final de 2026, o Pará tenha 40 complexos em municípios-polo nas 12 regiões de Integração do Estado.

Serviço: As Usinas da Paz oferecem mais de 70 serviços intersetoriais, incluindo cursos, oficinas, eventos, ações de cidadania, esporte, saúde e lazer. Todas as ações são gratuitas e envolvem secretarias estaduais e órgãos parceiros. As programações de cada Usina podem ser conferidas na rede social oficial: @Usinasdapaz