Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo recebe representantes de Comitês de Humanização hospitalar da rede estadual de saúde
A reunião mensal ocorre de forma itinerante para dar oportunidade para que cada unidade conheça as instituições
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, sediou nesta sexta-feira, 9, a "Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Humanização Hospitalar", promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O objetivo do encontro foi poder dialogar com instituições estaduais de saúde de Belém e Região Metropolitana sobre o processo de humanização e ações que possam melhorar ainda mais a assistência à saúde, os fluxos de atendimento e os processos de trabalho.
O evento foi aberto pela analista de Humanização do PSRM, Natalina Moraes que, em sua explanação, apresentou a mais nova unidade estadual de saúde, entregue à população pelo Governo do Pará, em maio deste ano de 2024. Moraes destacou o perfil assistencial da unidade, fluxograma do atendimento, estrutura física, serviços e especialidades médicas disponíveis à população. Para ela, o compartilhamento de novas experiências, a escuta e troca de informações sobre desafios e avanços que cada unidade leva e traz, a cada encontro mensal, é uma experiência enriquecedora para que novas ações de humanização sejam implantadas ou aprimoradas.
"Hoje aconteceu nosso primeiro encontro aqui no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, tudo foi preparado com muito carinho e zelo para a recepção dos demais participantes da Câmara Técnica de Humanização dos hospitais. A reunião mensal visa fortalecer nos hospitais a Política Nacional de Humanização (PNH) criada em 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários, para trilharmos novos desafios e novas experiências na busca contínua de um SUS que dá certo, com base nas diretrizes da PNH", destacou a analista.
Conforme Guilherme Martins, coordenador estadual da área técnica da Sespa, "a Humanização Hospitalar tem como papel fortalecer a rede de humanização hospitalar nos hospitais do município, do estado e federal, que são chamados a pensarem a implementação da Política Nacional de Humanização dentro de cada instituição". Ele diz que esse é o papel principal da reunião mensal.
"A reunião mensal ocorre de forma itinerante para dar oportunidade para que cada unidade conheça as instituições, para que a gente fortaleça também e estimule dentro de cada uma delas, a participação de mais membros, e para que a gestão também perceba a importância de apoiar essas ações tecnicamente identificadas. Estarmos apoiando a estruturação do Comitê de Humanização do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, ofertando apoio técnico para que a equipe se sinta motivada, se sinta apoiada no sentido de levar adiante aquilo que a gente está trazendo para melhorar a atenção e a assistência prestada", ressalta o coordenador.
Texto: Joelza Silva