Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO

Segup e Instituto Avon ampliam ações de proteção à mulher

O Programa "Acolhe" vai ser integrado ao "Pro Mulher Pará" para complementar o ciclo de atendimento às mulheres vítimas de violência

Por Walena Lopes (SEGUP)
09/08/2024 17h06

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e o Instituto Avon, realizaram um encontro na manhã desta sexta-feira, 09, para estreitar as ações de acolhimento, oferecidas pelo programa “Acolhe”, voltado às mulheres, por meio da integração com o Programa “Pro Mulher Pará”, que atua na proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica. As medidas serão ampliadas em mais de 20 municípios, integrando assim, as políticas públicas do Governo para combater a violência contra a mulher no Estado.

O diretor de Políticas de Prevenção e Defesa Social da Segup, coronel Castro Alves, ressaltou a importância da parceria para o fortalecimento e ampliação das atividades de segurança, através da integração entre os Programas da Segup e do Instituto Avon. 

“O Programa Acolhe será mais um serviço integrado dentro do Programa Pro Mulher Pará, como forma de complementar o ciclo de atendimento que já realizamos. Desta forma a guarnição atende a vítima, que sofreu a violência, percorre todo o caminho protocolar, conduzindo até a delegacia, direcionando para as medidas protetivas e se houver necessidade de abrigar essa vítima, para oferecer maior segurança, entra a integração ao Programa Acolhe, onde será disponibilizado um local seguro, para que ela possa se estabelecer, até que sua rotina volte ao normal. Sendo assim, estaríamos estendendo o serviço do Pro Mulher, proporcionando mais segurança às vítimas e agregando mais um serviço ao que já realizamos como atendimento às mulheres no nosso Estado”, disse o coronel Castro Alves. 

Repressão - O “Pro Mulher Pará” funciona a partir de denúncias feitas por meio do canal de urgência e emergência da Segurança Pública, o 190, do Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Segup. A partir desse atendimento uma viatura rosa, com equipe qualificada, é direcionada para o local indicado pela vítima ou um vizinho ou familiar que presencie a violência. A medida tem como objetivo o atendimento ágil, humanizado e a redução, cada vez mais, de toda e qualquer violência contra as mulheres no Pará. Hoje o Programa atende 21 municípios do Estado, com 39 viaturas exclusivas  e direcionadas ao atendimento às mulheres vítimas de violência. 

Acolhimento - O Programa “Acolhe” oferece abrigo temporário em hotéis para mulheres e os filhos, em situação de violência e risco. Em até 15 dias de hospedagem, são assegurados refeições completas, serviços de lavanderia, computador e internet, e assistência social, psicológica e jurídica. 

A partir dessa integração ao Programa do Governo do Estado será possível oferecer acolhimento e estrutura, fechando um ciclo de apoio e assistência à mulher vítima de violência. 

Integração - O Programa “Pró-Mulher Pará”, coordenado pela Segup, conta com agentes e servidores do Ciop, além do atendimento das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e parceiras do programa.