Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO IMPORTANTE

Debate sobre Amazônia avança em fórum de governadores em Rondônia

Durante o encontro, os governadores acataram ao pedido do Governo de Rondônia para que o Estado seja fornecedor oficial de café para a COP 30

Por Leonardo Nunes (SECOM)
09/08/2024 18h50

A edição de número 28 do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada na última quinta-feira, 8, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, sede do Governo de Rondônia, contou com a presença de governadores e representantes do Consórcio que debateram temas estratégicos para região, entre eles, Governança Fundiária, Agricultura e economia verde, Infraestrutura e Transporte, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, além da Segurança Pública.

Ao final do encontro, os governadores divulgaram a Carta à Rondônia e anunciaram iniciativas inovadoras na gestão pública regional, entre elas, a compra compartilhada dos estados na aquisição de munição para as forças estaduais de segurança pública. Conforme os gestores, a economia gira em torno de 60% de desconto. Exploração de petróleo na Margem Equatorial e reforma fiscal também estiveram na pauta.

Na oportunidade, também foi assinada uma cooperação técnica para troca de informações e ações conjuntas em estratégia na área da segurança pública. Os secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida e de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, foram os representantes oficiais do Governo do Pará. 

“É fundamental que nós possamos discutir com os outros Estados que compõem o consórcio da Amazônia Legal, os temas que são sinérgicos à gestão. Por aqui a debatemos os temas de infraestrutura, de segurança agrária, da parte de regularização fundiária e outros temas que são sinérgicos e que garantem um apelo maior, unindo forças com todos os estados dessa região”, disse Adler Silveira.

“É um momento onde trazemos para mesa de discussão a construção de ações que levem melhor desenvolvimento, a melhor qualidade de vida e melhor respeito ambiental na sinergia de todos os estados que compõem o consórcio”, explicou Silveira.

Pelo Poder Executivo paraense também participam o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, o secretário adjunto de gestão operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luciano de Oliveira, e o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Josenir Gonçalves Nascimento.  

Café oficial da COP

Ainda durante o encontro, os governadores acataram ao pedido do Governo de Rondônia para que o Estado seja fornecedor oficial da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em novembro de 2025, na capital paraense, Belém. “Temos um dos cafés mais premiado do país”, ponderou o governador anfitrião, Marcos Rocha.

O Consórcio da Amazônia Legal reúne os sete estados da Região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão. Nesta edição do Fórum, as discussões das Câmaras Setoriais avançaram em tratativas em torno de cinco temas principais: Governança Fundiária, Agricultura e economia verde, Infraestrutura e Transporte, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, além da Segurança Pública.

Bid, ONU e União Europeia 

A programação contou com a presença e participação da Coordenadora Residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks, chefe da Unidade de Coordenação da Amazônia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Tatiana Schor, e a Embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf.