Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo lança Programa de Segurança do Paciente
O evento contou com dinâmicas de grupo, apresentação teatral e estandes sobre as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, lançou na última quarta-feira, 7, o Programa de Segurança do Paciente. O evento contou com dinâmicas de grupo, apresentação teatral e estandes sobre as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde, conforme preconiza o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado em 2013 pelo órgão para contribuir com a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, a iniciativa visa a segurança do paciente com a aplicação das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente na atuação dos profissionais no dia a dia da assistência à saúde na unidade hospitalar.
Conforme o diretor Assistencial do PSRM, Aristônico Neto, o Lançamento do Programa de Segurança do Paciente é um marco na unidade de saúde, e busca fortalecer a proposta de cuidado com os usuários dos perfis assistenciais do Hospital.
"Esse momento foi pensado para as equipes assistenciais, nossos pacientes e acompanhastes, para mostramos como desenvolvemos as nossas atividades no dia a dia da assistência à saúde, onde cada detalhe é pensando de forma que seja assegurado o cuidado prestado, com base nas diretrizes preconizadas pelo MS, para ser garantida a eficácia e a segurança do atendimento ao nosso paciente", destaca o diretor.
Para a enfermeira coordenadora de Enfermagem e Segurança do Paciente, Cleide Costa da Conceição, a busca pela consolidação da cultura de segurança do paciente só é possível com a aplicação a contento das Metas de Segurança do Paciente. Ela diz que esse é foco do Programa lançado no Hospital.
"A aplicação a contento das metas de segurança do paciente representa uma assistência de saúde mais segura e eficaz na nossa instituição. Elas são as diretrizes estabelecidas por organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenir erros e danos aos pacientes durante a prestação dos cuidados. Este é o nosso principal intuito, e o Programa de Segurança do Paciente é o nosso norteador", informa a gestora de Enfermagem.
Para o técnico de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Carlos Augusto Rodrigues, um dos mais engajados nas dinâmicas de perguntas e respostas sobre as metas de segurança, o Programa de Segurança do Paciente preza pela qualidade do atendimento aliado às práticas assistenciais seguras.
"A identificação do paciente, como ele deu entrada, com quem ele está sendo acompanhado, e todas as informações do processo dele. Todo o procedimento, tanto da entrada até a saída dele, deve ser focado na assistência correta e eficaz. Segurança do paciente gera qualidade na assistência", frisa o profissional.
"Com o Lançamento do Programa de Segurança do Paciente no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo, as 6 Metas Internacionais de Segurança do paciente que foram estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que visam identificar o paciente corretamente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas, promoveremos melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas", reforça o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros.
O evento, que acontece no Hospital em três turnos, será finalizado nesta quinta-feira, 8, com a participação dos profissionais do período noturno.
Texto: Joelza Silva.