Santa Casa homenageia os pais e sensibiliza sobre a importância do apoio às crianças em tratamento
Juvenal recebeu o carinho da filha Beatriz e sabe da importância do afeto: "É bom estar presente dando amor e carinho"Um momento não tão comum, mas muito esperado e desejado. Em vez das mães, esta semana foi a vez dos pais acompanharem as crianças em tratamento no serviço de Terapia Substitutiva Pediátrica da Santa Casa e receberem homenagens e presentes feitos pelos próprios pacientes em oficinas terapêuticas que tiveram como tema: “Pai, o tempo que passamos juntos vale ouro”, numa referência tanto ao Dia dos Pais como às Olimpíadas e uma forma de promover o fortalecimento do vínculo do pai-filho, motivando os pais a continuarem sempre presentes na vida da criança renal, como destaca a terapeuta ocupacional Clévia Dantas.
“As crianças confeccionaram cartões e medalhas com o objetivo de parabenizar os pais que se fazem presentes no acompanhamento dos filhos. Mas a atividade também busca estabelecer o vínculo pai-filho contribuindo no desenvolvimento neurocognitivo e mental da criança e promover o reconhecimento da criança nas redes de apoio, possibilitando a valorização dos pais presentes. Quanto aos pais ausentes, as mães foram orientadas sobre fortalecer o vínculo pai-filho, independente da relação marido-mulher”, explica a terapeuta.
O agricultor Juvenal do Nascimento percorreu quase mil quilômetros do município de Uruará, na Transamazônica, até Belém para receber a homenagem da filha, Beatriz. Ele reconhece a importância de cada momento ao lado da menina.
“Cuidar dos filhos sempre é bom. Estar sempre presente dando amor e carinho, traz mais alegria para eles e ajuda mais na recuperação. A gente se sente feliz por estar lá dando apoio a eles e eles se sentem mais felizes. Então isso traz melhoria para cada criança”, afirma Juvenal.
Além das homenagens das crianças, a programação também contou com ações voluntárias, como uma palestra motivacional realizada pelo advogado Paulo César Esteves e apresentação musical da cantora Duda Dantas.