Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Profissionais do Hospital do Marajó orientam sobre riscos associados ao colesterol alto

Em Breves, unidade presta assistência de média e alta complexidade

Por Ascom (Ascom)
08/08/2024 12h53

Nutricionista Yasmin Félix conversa com o paciente Benedito Tavares em tratamento no Hospital Regional do MarajóCelebra-se nesta quinta-feira, 8, o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, no intuito de conscientizar e educar a população sobre os riscos associados ao colesterol alto e as formas de prevenção. Contribuindo com a data especial, profissionais do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó, esclarecem sobre os fatores associados ao desenvolvimento dessa condição junto aos seus usuários e acompanhantes. 

A nutricionista Renata Feio, responsável técnica (RT) do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), explica que o colesterol é uma substância serosa e gordurosa, encontrada em todas as células do corpo, e que desempenha papéis importantes, como a produção de hormônios, a formação de vitamina D e a construção de membranas celulares. 

Além disso, ela acrescenta que o colesterol é transportado pelo sangue em partículas chamadas lipoproteínas, que podem ser classificadas em dois tipos principais: 

• Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL): muitas vezes chamada de "colesterol ruim"; o LDL pode se acumular nas paredes das artérias, formando placas que podem levar a doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 
• Lipoproteína de Alta Densidade (HDL): conhecida como "colesterol bom"; o HDL ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue e transportá-lo de volta ao fígado, onde é processado e eliminado. Níveis mais altos de HDL estão associados a um menor risco de doenças cardíacas. 

“Os níveis de colesterol no sangue podem ser influenciados por vários fatores, incluindo dieta, atividade física, genética, e condições de saúde. Uma dieta rica em gorduras saturadas e trans pode elevar os níveis de LDL, enquanto uma alimentação rica em fibras, frutas, vegetais e gorduras saudáveis (como as encontradas em peixes e azeite), pode ajudar a aumentar os níveis de HDL”, pontuou. 

A profissional alerta ainda que é importante monitorar os níveis de colesterol regularmente, especialmente para pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas ou outros fatores de risco. 

Aprovação – O usuário Benedito Tavares, de 50 anos, conta que está satisfeito com os serviços oferecidos pelo Regional do Marajó, bem como com os profissionais que o atenderam. Ele diz que o seu médico já havia alertado sobre os cuidados que se deve ter para controlar os níveis de colesterol e que adotou a partir disso uma nova dieta. 

“O colesterol é uma doença ruim, resultante de uma dieta pouco balanceada, carnes gordas, embutidos, etc. Eu não estou ciente de todos os riscos de ter o colesterol alterado, mas sei que pode até ocasionar um infarto. Por isso, é importante ter uma alimentação mais saudável e praticar atividade física”, afirmou o autônomo. 

HRPM - O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência de média e alta complexidade, vinculada ao 8º Centro Regional de Saúde(CRS), na avenida Rio Branco, nº1.266, bairro Centro, Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127. 

Texto de Pedro Amorim