Homens participam da primeira aula do curso de Formação de Multiplicadores em Gênero
A capacitação faz parte do Projeto "Eles com Elas Pelo Fim da Violência de Gênero", iniciativa do Governo do Pará executada pela Secretaria das Mulheres
Servidores de várias áreas participam do curso no auditório da SemuA Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) iniciou na manhã desta terça-feira (6) a primeira aula de capacitação do Projeto "Eles com Elas Pelo Fim da Violência de Gênero", iniciativa do Governo do Pará com o objetivo de combater o feminicídio. A iniciativa visa capacitar homens que atuam nas áreas de segurança, saúde, educação e justiça, para que possam atuar como agentes multiplicadores dos direitos das mulheres.
A capacitação iniciou às 8h, no auditório da Semu, com a abordagem de questões relacionadas à saúde masculina e letramento de gênero. "Acredito que o machismo está inserido totalmente na sociedade e no âmbito familiar. Essa campanha é de suma importância para minimizar essas sequelas estruturais que foram implantadas, especialmente dentro dos órgãos em que estamos inseridos. Agora, nós podemos ser os agentes facilitadores dessa mudança na sociedade", disse o major Anderson Braga, um dos participantes do curso.
A programação faz parte da campanha "Agosto Lilás", que este ano traz o feminicídio como principal crime de ódio a ser combatido.
Kauã Cabral, da Segup: curso ajuda a desconstruir o machismo Mudança de atitude - Para o voluntário civil Kauã Cabral, que atua na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a capacitação contribui para a desconstrução do machismo. "Eu acredito que essa capacitação é muito importante no âmbito pessoal, nas relações familiares e interpessoais com amigos. A iniciativa traz mudança de pensamentos, atitudes e ações machistas, que muitas vezes a gente não percebe", enfatizou.
O curso de Formação de Multiplicadores em Gênero prossegue até sexta-feira (9), das 8h às 17h, no auditório da Semu. Ao final da capacitação será formada a "Rede Paraense de Homens pelo fim da Violência de Gênero", com a certificação dos integrantes.