Estudantes da rede estadual se tornam multiplicadores de consciência ambiental através de componente curricular
A disciplina obrigatória de Educação Ambiental desperta interesse da nova geração pela preservação do meio ambiente e fomenta o protagonismo da juventude na agenda
O Governo do Pará, com execução da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vem fomentando a consciência ambiental em todas as etapas do ensino público estadual, por meio do componente curricular obrigatório em Educação Ambiental, alicerçado na Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. Uma iniciativa que incentiva estudantes a serem multiplicadores de conhecimento e boas práticas sobre a causa.
Sendo a escola um local de mobilização e transformação, dentro da sala de aula os estudantes são conscientizados sobre a responsabilidade global, local e individual com a agenda ambiental e climática, proporcionando reflexões sobre a relação do ser humano com o meio ambiente e sua influência nas mudanças climáticas. Dessa forma, o estudante adquire conhecimento para se tornar um agente multiplicador, podendo fazer a diferença na escola, na comunidade em que mora e dentro de casa, aplicando no seu cotidiano o que aprendeu sobre meio ambiente na sala de aula.
Consciência ambiental - Um exemplo de estudante que atua como agente multiplicador da sustentabilidade é Karen Haick, que cursa a 3ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro. A jovem de 17 anos é representante de turma e incentiva em seus colegas o interesse sobre meio ambiente na escola. Em casa, Karen coloca em prática os ensinamentos da sala de aula, se preocupando com a redução de resíduos, com uso consciente da água, economia de energia e repassando a educação e conscientização ambiental que a escola lhe proporcionou.
“Aprender sobre meio ambiente na escola é muito importante, pois ajuda os alunos a entenderem questões como sustentabilidade, mudanças climáticas e conservação do meio ambiente. No meu dia a dia, procuro aplicar o conhecimento sobre meio ambiente que aprendo na escola de várias formas: tento minimizar a quantidade de lixo que produzo, separando recicláveis e compostáveis e evitando o uso de produtos descartáveis sempre que possível. Faço um esforço para economizar água em casa, fechando a torneira enquanto escovo os dentes e consertando vazamentos. Apago luzes e desligo aparelhos eletrônicos quando não estão em uso. Também faço uso eficiente dos recursos de energia, como a luz solar. Compartilho o que aprendo com amigos e familiares, incentivando-os a adotar práticas mais sustentáveis”, explica a estudante.
Em Rondon do Pará, o estudante Erlon de Alencar, da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Dionísio Bentes de Carvalho, alia o respeito com a natureza que aprendeu com sua família com o conhecimento obtido dentro do componente de educação ambiental. O estudante é outro exemplo de uma juventude consciente, que entende sua responsabilidade como nova geração. Ele comenta o que considera sobre aprender sustentabilidade na escola.
“No meu ponto de vista, são aulas de extrema importância, e de grande valor para o nosso planeta, pois direciona uma geração a ser mais consciente a respeito do meio ambiente, incentiva a preservação do maior bem no âmbito da nossa sociedade. Uma das principais atividades que toda a minha família leva à risca aqui em casa é a preservação da água, outra coisa que todos nós seguimos aqui, é não queimar certos resíduos tóxicos. A separação do lixo, ainda estamos trabalhando nisso, para que seja bem elaborada, pois aqui em casa tem crianças e elas ainda estão aprendendo”, comenta Erlon.
Juventude protagonista - Quem também leva seu conhecimento sobre educação ambiental para além da escola é Rodrigo Teles, que cursa o 7º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Professor Waldemar Ribeiro, em Belém. Através das aulas, Rodrigo se interessou pela agenda ambiental, se engajou nas atividades propostas dentro do componente curricular e ministrou uma palestra sobre meio ambiente, representando sua escola em um evento no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur).
Ele compartilhou com o público seu conhecimento sobre espaços verdes e como essas áreas melhoram a umidade do ar, além de abordar a reciclagem. Em casa, Rodrigo também fomenta a importância da conscientização de preservação do meio ambiente, praticando e explicando o cuidado com as plantas. Rodrigo é um exemplo de protagonismo jovem, que participa de debates importantes da sociedade através da escola.
“Geralmente eu pratico recapitulando tudo que eu aprendi na escola e assim poder fazer em casa. Eu rego plantas, planto e aí explico a importância. E assim fico praticando, não só aqui dentro de casa, mas também fora. A escola me escolheu pra poder apresentar sobre isso e eu tive que estudar um pouco mais, para poder falar sobre o meio ambiente. E, bom, fazendo isso, acredito que consegui chamar mais pessoas para melhorar a nossa vida com o meio ambiente. Então, se nós começarmos a cuidar mais do meio ambiente, nós vamos melhorar não só ele, como nossas próprias vidas. É muito importante nós cuidarmos do bem-estar da natureza, porque assim nós também nos favorecemos”, comenta o estudante.
“O Rodrigo sempre apresentou interesse em estudar, sempre foi um aluno responsável, educado e respeitador. No dia a dia ele é um professor, sempre dando exemplos do que aprende na escola e faz questão que todos entendam e aprendam também, leva conhecimento aos irmãos mais novos e ensina como tratar o meio ambiente. Nas nossas férias fomos conhecer o Marajó, lá ele ensinou os irmãos a plantar, cultivar. Eu acho que o aprendizado sobre meio ambiente é de suma importância, fico muito orgulhosa da escola abrir as portas para ele, levar esse ensinamento para ele e para outros alunos e o mais importante: ver o resultado. E vejo que ele coloca em prática, na brincadeira, com o carinho com os animais. Então para mim é lindo, a escola passa esse aprendizado e eles conseguem absorver isso de uma forma linda”, destaca Danuza Jardim, mãe do estudante Rodrigo.
Componente Curricular - O Pará é pioneiro na garantia de um componente curricular obrigatório de sustentabilidade. Por meio da Seduc, a Educação Ambiental é lecionada desde o primeiro bimestre de 2024, em todas as etapas do ensino, de forma obrigatória nas escolas estaduais, podendo ser aderido nas municipais. A partir do componente, já surgiram projetos, trabalhos escolares, ações, entre outras atividades que comprovam os bons resultados da implementação da educação ambiental na escola paraense, resultando em histórias de jovens agentes multiplicadores e protagonistas, como os estudantes Karen, Erlon e Rodrigo.