Hospital Regional da Transamazônica é referência em oferta de exames de raio-X
A unidade de saúde realizou 3.345 exames nos primeiros 7 meses deste ano. Serviço evita que pacientes tenham que ir para outras cidades
Paciente realiza exame de raio-X no HRPT
Exames complementares são fundamentais para um bom tratamento de saúde e proporcionam um diagnóstico médico com precisão. No Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará, a máquina de raio-X é um equipamento crucial para a qualidade no atendimento aos pacientes e usuários da região do Xingu e da Transamazônica.
Através deste serviço, é possível identificar fraturas causadas por acidentes, lesões ósseas, doenças pulmonares como tuberculose e pneumonia e avaliação de tumores. A ferramenta é fundamental para acompanhar problemas de saúde em estágios iniciais, aumentando as chances de cura e direcionando os pacientes para tratamentos mais específicos.
Francisca Barbosa, de 73 anos, passou pelo exame de raio-x para identificar as causas de uma dor na coluna. Agora, ela aguarda o resultado que será avaliado por uma médica. “Eu nunca tinha feito esse exame. É a primeira vez. Não senti nenhuma dor. Passei por uma consulta e a doutora pediu pra fazer exame aqui. Ainda bem que não precisei ir pra fora, pois aqui na cidade tem a máquina de raio-x”, disse a dona de casa.
Após realizar os exames de radiografia, os resultados são encaminhados para o diagnóstico médico
Maria Edineide, de 65 anos, também passou pelo exame. Com tosse, dores na coluna, nos ombros e nos dedos, ela espera ansiosa pelo diagnóstico para saber se irá precisar de alguma medicação. “Eu fiquei preocupada. Já fiz esse exame em outros hospitais, mas aqui no Regional é a primeira vez. Muito bom saber que aqui tem. Fica perto da minha casa. Ajuda muitas famílias. Muitas senhoras e muitos senhores”, expressou a dona de casa, satisfeita com o serviço ofertado na região.
Dados do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) do HRPT apontam que 3.345 exames de raio-x foram realizados de janeiro a julho deste ano. A maior parte dos atendimentos ocorreu no mês de junho, com 768 exames. Outros 17 tipos de exames de imagem também são ofertados gratuitamente na unidade, como mamografia, tomografia, endoscopia, ressonância magnética e entre outros.
De acordo com Gabriel Figueiredo, coordenador de Radiologia, é comum grande parte dos usuários que procuram pelo serviço relatar dores na coluna, principalmente nas regiões cervical, dorsal e lombar. “A maioria dos pacientes que nós atendemos é de idosos. Muitos alegam sentir essas dores. A gente sempre explica para o paciente como será realizado o exame, para evitar que ele fique com medo ou com receio da máquina de raio-x. O nosso objetivo é ofertar o melhor possível para que os nossos usuários se sintam confortáveis”, esclareceu o coordenador dos serviços de exame de imagem do HRPT.
HRPT atende usuários de 9 municípios da Transamazônica
A disponibilidade de um serviço de radiologia na região da Transamazônica facilita o acesso aos serviços de saúde com qualidade e evita a necessidade de encaminhar pacientes para grandes centros urbanos para realizar exames. A máquina de raio-X reduz os custos com transporte e hospedagem, considerando que grande parte dos usuários é de pessoas carentes, além de agilizar o processo de diagnóstico e tratamento.
A gestão do Regional da Transamazônica é feita pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
Texto: Jonas Ribeiro / Ascom HRPT