Governo do Pará lança projeto de enfrentamento à violência contra mulheres
Iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres visa agregar os homens na defesa da vida e zerar casos de feminicídio
Com o auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) lotado, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), iniciou a programação alusiva ao "Agosto Lilás", na manhã desta segunda-feira (5). A campanha "Pela Vida Delas - Feminicídio Zero" segue a diretriz do Ministério das Mulheres, e neste ano tem o feminicídio como principal crime a ser combatido.O lançamento do projeto reuniu gestores e parlamentares no auditório do TCE
A titular da Semu, Paula Gomes, destacou na abertura do evento a importância da participação dos homens no Projeto "Eles com Elas Pelo Fim da Violência de Gênero", também lançado hoje. "Nós queremos quebrar esse ciclo onde só a mulher fala. A gente quer trazer o homem para dialogar, e fazer dele um agente multiplicador, para que esteja junto conosco e toda a rede de enfrentamento à violência, para dessa forma darmos um basta no crime de feminicídio", reforçou a secretária.
Secretária Paula Gomes: "ecoar a viz das mulheres" Rede Paraense - O projeto do governo do Estado visa capacitar homens para que se tornem agentes multiplicadores dos direitos das mulheres, disseminando a masculinidade positiva. "Vamos realizar essa capacitação com ciclos de palestras, diálogos e roda de conversa, para que a gente possa, ao final desse curso, criar a 'Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência'. É uma forma de ecoar a voz das mulheres em favor de direitos e em favor de uma vida com paz'', completou a secretária Paula Gomes.
Para a participante Tânia Oliveira, a iniciativa traz um olhar mais cuidadoso às questões relacionadas a gênero. "Esse é um momento muito importante e esperado por nós. Sabemos que só por meio da educação é que vamos reduzir a violência, principalmente em relação ao gênero feminino. O machismo mata! Não só as mulheres, mas também os homens", frisou Tânia.
Luciano Ramos: o objetivo é prevenir a violência"Os homens são os maiores causadores das violências que as mulheres vivenciam no cotidiano. Essa campanha, aliada ao processo educativo, é superimportante. Afinal, nós não queremos trabalhar depois que a violência já ocorreu, e sim para que não aconteça. O governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, está de parabéns por essa iniciativa brilhante", disse Luciano Ramos, especialista em Masculinidades e Equidade Gênero.
A capacitação para os homens que atuam nas áreas de segurança pública, saúde, educação, assistência social e justiça iniciará nesta terça-feira (6), às 8h30, no prédio sede da Semu, com o curso de Formação de Multiplicadores em Gênero.