Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa participa da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2024 em Belém

Campeonato promove inclusão e visibilidade para enxadristas com deficiência visual

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
02/08/2024 17h58

Entre os dias 02 e 04 de agosto, Belém será palco da 3ª Etapa Classificatória da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2024. O evento acontecerá às 14h no Clube do Remo e contará com a participação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência.

Promovido pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais, este campeonato busca não apenas promover a prática esportiva, mas também quebrar paradigmas e integrar os participantes. Eles enfrentam quatro etapas em diferentes regiões do Brasil antes da grande final, que ocorrerá em Brasília.

"A importância deste campeonato representa a inclusão, o respeito e a valorização das habilidades e talentos dos enxadristas com deficiência visual. Nosso objetivo, enquanto Sespa, é promover a igualdade, proporcionar oportunidades de destaque para todos e fortalecer este esporte em nosso Estado. Esperamos que este campeonato construa amizades e momentos inesquecíveis, e queremos que cada enxadrista se sinta acolhido, respeitado e valorizado em nosso Estado", afirma a Iracy Tupinambá, coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência.

Breno Souza, diretor de Educação e Cultura da Acepa (Associação de e para Cegos do Pará) e estudante de pedagogia afirma que “receber este evento no nosso estado é uma grande oportunidade de enriquecimento e visibilidade. Como enxadrista e professor da associação, estou muito feliz em receber este campeonato na nossa capital”.

Breno Souza - professor e diretor da Acepa

O evento promete ser uma celebração de talentos, proporcionando não apenas competição, mas também oportunidades de interação e crescimento pessoal para todos os participantes.

Eduardo Costa - estudanteO estudante Eduardo Costa também ressalta a importância do evento. "A Copa tem sido um divisor de águas para mim, representando um grande desafio, pois estou retomando os estudos e há muitos competidores talentosos aqui. A iniciativa é excelente, proporciona visibilidade e permite nossa participação na sociedade. Também é uma oportunidade de interagir com deficientes visuais de outros estados, e o xadrez é importante para nossa educação, pois muitos começam a jogar devido aos benefícios que ele traz”.

Texto: Jamille Leão – Ascom Sespa