Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUCESSO

Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo realiza centésima cirurgia

A criança, de 5 anos, foi admitida no PS, regulada do município de Castanhal para realizar uma cirurgia torácica

Por Ascom (Ascom)
01/08/2024 14h33

"A minha fortaleza tem sido Deus, eu me apoio em Jesus Cristo, mas também preciso agradecer a equipe médica que agiu na saúde da minha filha. Eu creio que foi uma cirurgia de sucesso; ela tinha que ser feita e, graças a Deus, deu tudo certo. O pós-operatório está tranquilo, ela está bem. A cirurgia foi de extrema importância; foi essencial para salvar a vida da minha filha. Ela foi o ponto final para que ela possa voltar a ter uma vida normal; ela vai recuperar a sua saúde. Agora, felizmente, após a cirurgia, eu vejo outra criança. Ela está respirando bem melhor. Eu só tenho gratidão no meu coração. Gratidão a Deus, primeiramente, e à equipe médica. Obrigada."

O depoimento de Lília Patricia Souza de Oliveira, mãe de Eloise Souza de Oliveira, de 5 anos, demonstra a importância do procedimento cirúrgico no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), localizado na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A criança foi admitida no PS no dia 25 de julho, regulada do município de Castanhal. A médica Manuela Ortiz, fala da satisfação em ter realizado a cirurgia torácica, no dia 26 do mesmo mês. Esta foi a centésima cirurgia realizada no hospital. 

"Eu sou extremamente grata e feliz em poder fazer parte do serviço de cirurgia torácica do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo. A gente sabe que é um Pronto-Socorro que inaugurou para fazer a diferença na saúde e no bem-estar do paciente. A minha satisfação é maior ainda, em fazer parte desse momento histórico do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo. Graças a Deus a cirurgia torácica ocorreu tranquilamente. Me sinto motivada e cada vez mais confiante nessa tecnologia aplicada aos procedimentos cirúrgicos. Graças a Deus, estamos contribuindo de forma satisfatória e com muitas cirurgias, em tão pouco tempo no hospital, que a gente sabe que hoje é visto como referência pediátrica no estado Pará", destaca.

Cirurgiã Torácica Manuela Ortiz e equipe durante cirurgia.A médica, única cirurgiã torácica Pará, destaca sobre a relevância dos procedimentos minimamente invasivos, da tecnologia aplicada às cirurgias que causam menor impacto no pós-operatório e, consequentemente, na recuperação, que acaba sendo mais rápida. 

"No Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo realizamos procedimentos minimamente invasivos, com tecnologia diferenciada dos outros prontos-socorro do Pará. Oferecemos uma tecnologia de ponta com as cirurgias feitas por videotoracoscopia que, por serem minimamente invasivas, a recuperação é mais rápida e, consequentemente, o tempo de internação é menor. Conforme a especialista, o procedimento realizado em Eloise, uma decorticação pulmonar, trata os derrames pleurais complicados, em consequência de pneumonias graves. O método utilizado está resultando em boa recuperação na paciente", enfatiza a cirurgiã, Manuela Ortiz.

Para a coordenadora do Centro Cirúrgico, Yasmin Brabo, a sua alegria e de sua equipe com a realização do centésimo procedimento cirúrgico é o reflexo da satisfação em estar vivenciando o momento, certos de que ainda farão muito mais pela saúde pública do Pará. 

Cirurgiã Torácica Manuela Ortiz e equipe durante cirurgia."Estamos muito felizes, pois estamos fazendo história na saúde pública. Consideramos que 100 cirurgias é um número emblemático; um marco para a saúde paraense; para a saúde pública de qualidade que nós estamos ofertando. Mais que um número, significa manutenção de vidas, mais saúde e bem-estar para a população usuária dos nossos serviços. Está sendo muito satisfatório participar de todo esse processo. A cada cirurgia participada pelos nossos técnicos, que os nossos enfermeiros gerenciam, eles demonstram que estão muito dispostos a fazer saúde de qualidade, pois são conscientes da importância de uma assistência de qualidade para a população. Esse número é irrisório, se pensarmos na grandiosidade dos serviços de saúde que prestamos aqui. Tenho certeza que nós vamos aumentar esses números e excepcionalmente, daqui para dezembro", garante a enfermeira. 

Diretor-Geral, Carlos Vinícius Ribeiro.Para o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro, o fato de a unidade hospitalar, em tão pouco tempo de funcionamento, ter chegado a um número de cirurgias tão expressivo, é motivo de alegria e gratidão. 

"Realizar 100 cirurgias em um tempo consideravelmente pequeno é motivo de grande alegria e gratidão para nós. Por isso, a gradecemos à equipe multidisciplinar envolvida na realização das cirurgias e ao Governo do Pará, que por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública nos deu a oportunidade de salvar vidas, e devolver os nossos pacientes curados ou com melhor saúde aos seus familiares. Saber que fizemos o melhor que podíamos fazer, em prol de uma assistência à saúde de qualidade, nos orgulha e nos motiva a continuar buscando melhorias contínuas para que os serviços ofertados pelo SUS no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo continuem cada vez melhor", ressalta o gestor. 


Texto: Joelza Silva