Editora da Imprensa Oficial entrega exemplares de 'Fantasmas do Casarão'
Livro do jornalista, advogado e professor, Josué Costa, do Colégio Paes de Carvalho, tem 40 histórias contadas por professores, servidores e alunos
O professor, jornalista e advogado Josué Costa e a diretora do Colégio Estadual Paes de Carvalho estiveram na sede da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), na quarta-feira (31), em Belém, para receber os primeiros exemplares da obra “Fantasmas do Casarão”. O livro será lançada na 27° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, de 15 a 27 de agosto, no Hangar.
Recepcionados pelo presidente da Ioepa, Jorge Panzera e o editor e coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, os educadores conversaram sobre a composição da obra que será um dos lançamentos do estande da Ioepa, nesta edição da Feira do Livro. “A Editora da Ioepa coloca em seu roll de obras um dos livros que trata sobre lendas urbanas e que tem como cenário dos acontecimentos uma das instituições mais antigas e seculares da história paraense, o Pae de Carvalho, o famoso CEPC”, destacou o titular da Ioepa, Jorge Panzera”.
“O Estado do Pará e a capital paraense são ricos de autores com suas imaginações férteis e criatividade para elaborar narrativas, pesquisar e contar histórias de assombrações”, disse o editor e coordenador, Moisés Alves, da Ioepa, ao informar que a data de lançamento da obra na Feira do Livro será divulgada em breve.
Segundo o escritor Josué Costa, “Fantasmas do Casarão” é uma obra coletiva com 40 narrativas de visagens e assombrações dentro do prédio do colégio Paes de Carvalho, a mais antiga instituição de ensino do Pará, inaugurada em 1841.
“São narrativas contadas por professores, servidores e alunos em um projeto que teve início em 2021, com a composição de textos compartilhados na rede social da escola. Então, resolvemos registrar isso em um livro”, disse o professor de Filosofia da instituição.
Longe de querer assustar os leitores interessados nas histórias da centenária escola, o autor conta que “a obra não tem a intenção de amedrontar. Algumas histórias tem um tom bem cômico que vai divertir também professores e alunos que já passaram pelo Paes de Carvalho”.
Segundo a diretora Alinne Castro, é uma satisfação imensa poder lançar “uma coletânea de enredos contados nos corredores da escola, que foram coletados e transformados nessa grande obra, que já tem até imagens postada no Instagram com inteligência artificial, colocadas de maneira muito divertida”.
Os enredos, segundo a gestora, vão prendem a atenção do público. “O ‘Casarão da Praça’, como assim chamam a escola de 183 anos, com certeza vai atrair muitos que já passaram por lá e que vão gostar de ouvir as histórias do casarão", comentou.
A obra tem 120 páginas com 40 narrativas de assombrações no Colégio Paes de Carvalho, com fotos e algumas ilustrações de alunos.